segunda-feira, 11 de junho de 2012

40 Dias de Propósitos - Dia 15 - Formado para fazer parte da família de Deus


Propósito n.° 2

VOCÊ FOI FORMADO PARA FAZER PARTE DA FAMÍLIA DE DEUS



Eu sou a videira; vocês são os ramos.

João 15.5; CEV



Cristo nos faz um corpo [...] Conectados uns aos outros.

Romanos 12.5; GWT



Deus é aquele que fez todas as coisas, e todas as coisas são para a sua glória. Ele quis que muitos filhos partilhassem de sua glória.

Hebreus 2.10a; CEV



Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos.

1 João 3.1; NLT



Você foi formado para ser parte da família de Deus.

Deus quer uma família, e criou você para ser parte dela. Esse é o segundo propósito de Deus para sua vida, o qual planejou antes que você nascesse. Toda a Bíblia é a história de Deus formando uma família que irá amá-lo, honrá-lo e reinar com ele para sempre. Ela diz: Seu plano imutável sempre foi nos adotar para a sua própria família, trazendo-nos a si mesmo por meio de Jesus Cristo. E isso lhe trouxe grande prazer.1

Deus é amor, por isso dá um imenso valor aos relacionamentos. Sua própria natureza é definida em relação aos relacionamentos; ele identifica a si mesmo em termos familiares: Pai, Filho, Espírito San¬to. A Trindade é um relacionamento de Deus consigo mesmo. É o padrão perfeito para uma relação harmoniosa, e devemos estudar seu significado.
Deus sempre existiu e sempre teve um relacionamento amoroso consigo mesmo; logo, ele nunca esteve só. Ele não precisava de uma família, mas desejou uma; então arquitetou um plano para nos cri¬ar, trazer-nos para sua família e dividir conosco tudo o que possui. Isso dá a Deus um grande prazer. A Bíblia diz: Foi para ele um dia feliz quando nos deu nossa vida nova, por meio da verdade de sua Palavra; e nós nos tornamos, por assim dizer, os primeiros filhos de sua nova família.2
Quando colocamos nossa fé em Cristo, Deus se torna nosso Pai, nós nos tornamos seus filhos e os outros crentes se tornam nossos irmãos e irmãs; e a igreja se torna nossa família espiritual. A família de Deus inclui todos os crentes do passado, do presente e do futuro.
Cada ser humano foi criado por Deus, mas nem todos são filhos de Deus. A única forma de entrar na família de Deus é nascendo nova¬mente dentro dela. Você se torna parte da família humana no seu primeiro nascimento, mas se torna membro da família de Deus pelo segundo nascimento. Deus nos deu o privilégio de nascermos de novo, de modo que agora somos membros da família do próprio Deus.3
O convite para sermos parte da família de Deus é universal,4 mas há uma condição: a fé em Jesus. A Bíblia diz: Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus.5
Sua família espiritual é ainda mais importante que sua família física, porque durará para sempre. Nossas famílias na terra são maravilhosas dádivas de Deus, mas são temporárias e frágeis; freqüentemente rompidas pelo divórcio, a distância, a velhice e inevitavelmente a morte. No entanto, nossa família espiritual — o nosso relacionamento com os outros crentes — irá continuar pela eternidade afora. É uma união muito mais forte, um laço mais permanente do que parentesco de sangue. Sempre que Paulo parava para pensar no pro¬pósito eterno de Deus para todos nós, ele rompia em louvores: Quando eu penso na sabedoria e na extensão do seu plano, eu caio de joelhos e rogo ao Pai de toda a grande famí¬lia de Deus — alguns deles lá em cima no céu e outros aqui embai¬xo na terra.6



Os benefícios de fazer parte da família de Deus

No momento em que nasceu espiritualmente na família de Deus, você recebeu alguns presentes espantosos: o nome da família, a apa¬rência da família, os privilégios da família, o acesso à intimidade da família e a herança da família!7 A Bíblia diz: Por ser filho, Deus também o tornou herdeiro.8

O Novo Testamento dá grande ênfase à nossa valiosa “herança”. Ele nos diz: O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus? Como filhos de Deus, temos uma parte da fortuna da família. Aqui na terra, recebemos as riquezas [...] da sua graça [...], bondade [...], paciência [...], glória [...], sabedoria [...], poder [...] e misericórdia.10 Mas na eter¬nidade nós vamos herdar ainda mais.
Paulo disse: Eu quero que vocês percebam o quanto é rica e glorio¬sa a herança que ele tem dado ao seu povo.11 O que exatamente abrange essa herança? Primeiro, seremos levados para estar com Deus para sempre.12 Segundo, seremos com¬pletamente transformados para sermos como Cris¬to.13 Terceiro, seremos livres de toda dor, sofrimento e morte.14 Quarto, seremos recompensados e reassumiremos posições de trabalho.15 Quinto, sere¬mos levados para participar da glória de Cristo.16 Que herança! Você é muito mais rico do que pensa.
A Bíblia diz: Deus reservou uma herança inestimável para seus filhos. Ela está guardada no céu para vocês, pura e incorruptível, longe do alcance de mudanças ou da decadên¬cia.17 Isso significa que a sua herança eterna é inestimável, pura, perpétua e protegida. Ninguém pode tirá-la de você; ela não pode ser destruída pela guerra, por uma economia deficiente ou por um de¬sastre natural. É por esta herança eterna, e não pela aposentadoria, que você deveria estar ansioso e se esforçando. Paulo diz: Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança.18 Aposentar-se é uma meta tacanha. Você deveria estar vi¬vendo na luz da eternidade.



Batismo: identificando-se com a família de Deus

Famílias saudáveis têm orgulho de si mesmas; seus membros não se envergonham de serem reconhecidos como parte da família. Lamen¬tavelmente, conheci muitos crentes que, ao contrário do que Jesus ordenou, jamais se identificaram publicamente com suas famílias espirituais, ou seja: não foram batizados.

O batismo não é um ritual opcional, a ser atrasado ou posterga¬do. Ele significa sua inclusão na família de Deus e anuncia publica¬mente ao mundo: “Eu não tenho vergonha de ser parte da família de Deus”. Você já foi batizado? Jesus ordenou que esse belo ato fosse realizado por toda a família. Ele nos disse: Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.19
Durante anos eu quis entender por que a Grande Comissão de Jesus deu ao batismo a mesma importância das grandes missões de evangelismo e edificação. Por que o batismo é tão importante? Então percebi que é por simbolizar o segundo propósito de Deus para nos¬sa vida: a participação na família eterna de Deus.
O batismo é carregado de significado. Ele declara sua fé, comuni¬ca a morte e ressurreição de Cristo, simboliza a morte para a antiga vida e anuncia sua nova vida em Cristo; além de também ser uma comemoração de sua inclusão na família de Deus.
O batismo é a representação física de uma verdade espiritual. Ele representa o que aconteceu no instante em que Deus o trouxe para sua família: Alguns de nós são judeus, alguns são gentios, alguns são escravos e alguns são livres. Mas todos fomos batizados no cor¬po de Cristo por um Espírito, e todos recebemos o mesmo Espírito.20
O batismo não o torna um membro da família de Deus; somente a fé em Cristo faz isso. O batismo demonstra que você já é parte da família de Deus. Tal qual uma aliança de casamento, é um lembrete visível de um compromisso íntimo feito no coração. É um ato de iniciação, e não algo que você deva protelar até estar espiritualmen¬te maduro. A única condição bíblica é crer.21
No Novo Testamento, as pessoas eram batizadas assim que cri¬am. No Pentecoste, 3 mil pessoas foram batizadas no mesmo dia em que aceitaram a Cristo. Em outro lugar, um líder etíope foi batizado no mesmo instante em que se converteu, e Paulo e Silas batizaram um carcereiro filipense e sua família à meia-noite. Não há nenhum batismo atrasado no Novo Testamento. Se você ainda não foi batiza¬do como expressão de sua fé em Cristo, seja o mais rápido possível, como Jesus ordenou.



O maior privilégio da vida

A Bíblia diz: Jesus e as pessoas que ele santificou pertencem todos à mesma família. Por isso ele não se envergo¬nha de chamá-los irmãos e irmãs.22 Dei¬xe essa verdade maravilhosa penetrar em você. Você é parte da família de Deus, e, por Jesus tê-lo feito santo, Deus tem orgulho de você! As palavras de Jesus são inequívo¬cas: E, [Jesus] estendendo a mão para os discípulos, disse: Aqui es¬tão minha mãe e meus irmãos! Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe.23 Ser incluído na família de Deus é a maior honra e o maior privilégio que se pode receber. Não há nada que se compare. Sempre que você se sentir insignificante, desprezado ou inseguro, lembre-se daquele a quem você pertence.



DÉCIMO QUINTO DIA

PENSANDO SOBRE MEU PROPÓSITO



Um tema para reflexão: Fui moldado para pertencer à família de Deus.



Um versículo para memorizar: Seu plano imutável sem-pre foi o de nos adotar para a sua própria família, trazendo-nos a si mesmo por meio de Jesus Cristo (Efésios 1.15a; NLT).



Uma pergunta para meditar: Como começar a tratar os outros crentes como membros de minha família?