terça-feira, 17 de dezembro de 2013

As Implicações de Seguir a Jesus


Devocional #27

“As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça” (Mateus 8.16-22)

Ao terminar de ensinar as bem aventuranças do Sermão do Monte, o evangelista Mateus nos diz que as multidões estavam maravilhadas com o ensino de Jesus porque ele as ensinava com autoridade, e não como os mestres da lei”

Ao descer do monte há uma grande multidão o seguindo e se coloca diante dele um homem leproso que de joelhos o adora e diz: “Se, se quiseres, podes purificar-me!” Jesus diz: “Eu quero. Seja purificado da tua lepra”.

Em seguida Jesus entra na cidade de Cafarnaum e um oficial romano se dirige a ele e roga que cure o seu servo que está paralítico em casa. Jesus diz: “Eu vou curá-lo”. E usando sua autoridade espiritual sobre as doenças Jesus cura o servo do centurião... mesmo de longe!

Ato contínuo Jesus entra na casa de Pedro. Lá encontra a sogra de Pedro enferma, com uma febre que a jogou na cama. Jesus a toma pela mão e a febre imediatamente a deixa.

Ao anoitecer, ao perceberem que Jesus estava ali, trouxerem a ele muitos doentes e endemoninhados, e “ele expulsou os espíritos malignos com uma palavra e curou todos os doentes”

E diz o evangelista Mateus: “E se cumpriu o que fora dito pelo profeta Isaias. Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças”

Como resultado dessa sequência de milagres realizados por Jesus há uma empolgação geral e as multidões vão se formando ao seu redor. Quando Jesus vê a multidão ao seu redor, o que faz Jesus? Ele dá ordens aos seus discípulos para que atravessem para o outro lado do mar.

Impressionante como Jesus nunca se iludiu com as multidões, com o elogio fácil. Ele tinha um profundo senso de dever. Em outra ocasião ele diria: “A minha comida e bebida é fazer a vontade do meu Pai que me enviou

Essa empolgação com os milagres de Jesus era tanta que mesma indo pra o outro lado do mar, logo na chegada Jesus vê se aproximar um mestre da lei que já vai dizendo: “Mestre, eu te seguirei por onde quer que fores”. Até mesmo um homem instruído na lei de Moisés, um mestre, não consegue se conter e diz isso a Jesus!

A resposta de Jesus é impressionante! “As raposas tem suas tocas e as aves do céu tem seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”. Era como se Jesus dissesse: “Não, você não compreendeu o que é me seguir. Você está apenas empolgado com os milagres que eu fiz. Você está empolgado com o meu poder sobre as doenças e demônios, mas dificilmente você vai querer seguir o CAMINHO de vida que eu proponho

Logo em seguida já chega um discípulo e lhe diz: “Senhor eu estou muito empolgado com o que está acontecendo. As notícias estão chegando. O Senhor está na mídia. Eu não vou perder esse momento por nada. Mestre, deixa-me apenas fazer o velório e o sepultamento do meu pai ali e já volto!

Jesus vê a empolgação do rapaz e lhe diz: “Você quer mesmo me seguir? Então deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos”

A conversa de Jesus com esses dois homens que prometem segui-lo, depois de conhecerem os muitos milagres realizados por Jesus, revela que em mais de 2.000 anos, o ser humano mudou muito pouco.

A tendência do ser humano é se encantar com o PODER ESPIRITUAL. É fazer dos MILAGRES e CURAS, que são os sinais que atestam a chegada do Messias, sua busca última.

Como esses dois interlocutores de Jesus, muita gente parece estar empolgada com poderes espirituais no nosso tempo, achando que seguir a Jesus se resume a apenas beneficiar-se do seu poder, sem se dar conta das implicações dessa decisão.

Mas a reposta de Jesus a esses dois homens é INEQUÍVOCA. Não deixa a menor sombra de dúvida do que significa SEGUIR A JESUS e também, e principalmente, o que NÃO significa seguir a Jesus:
“As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”

“Você quer mesmo me seguir? Então deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos”