domingo, 1 de dezembro de 2013

O Ambiente da Fé Pode Ajudar Até Mesmo Os Que Não Podem Mover-se até Jesus!



Devocional #18

Continuamos refletindo sobre o episódio que culminou na cura de um homem paralítico na cidade de Cafarnaum. Jesus cura um homem que é descido pelo telhado de uma casa lotada, onde todos prestavam a atenção em Jesus.

O homem a quem Jesus era um homem VULNERÁVEL. Era alguém DEPENDENTE dos outros. Ele não pode mover-se até Jesus!

A situação dele era CRÍTICA. Se alguém não o ajudasse, ele não poderia se aproximar de Jesus!

Se não fossem aqueles quatro homens que dele se compadeceram, o homem paralítico jamais chegaria ao centro daquela casa, e portanto nunca chegaria até jesus!

Isso revela muito a respeito do EVANGELHO DA GRAÇA e da fé cristã.

Há pessoas que estão em situação tão CRÍTICA, que por elas mesmas jamais conseguirão chegar até Jesus.

É preciso que alguém faça um ato de bravura, como fizeram aqueles QUATRO HOMENS que o levaram até a casa onde Jesus estava.

Por vezes, será necessário “abrir um buraco no telhado” para conduzir alguém até a nova vida que Jesus veio trazer.

É preciso penetrar a dor de alguém; é preciso carregar alguém ao menos por um momento; as vezes é necessário fazer algo “impensável”, sob pena de algumas pessoas nunca conseguirem, por si mesmas, se aproximarem de Jesus!

Não se está falando de paternalismos ou estímulo à imaturidade, mas de ação empreendedora de misericórdia aos “paralíticos de alma” do nosso tempo!

É preciso fazer todo o possível para que o necessitado possa chegar até Jesus!

E o ambiente da fé comunitária pode produzir pessoas assim, como aqueles quatro amigos do paralítico que fizeram uma “loucura” para que ele chegasse até Jesus!

Eles se envolveram com a necessidade do amigo, porque quem ama se envolve!

Oração: Pai Amado, que os nossos ambientes de fé possam produzir gente capaz de fazer coisas extraordinários, verdadeiras “loucuras de misericórdia” para salvar e curar alguém, como fizeram aqueles quatro homens que conduziram o homem paralítico até Jesus através do telhado de uma casa. Amém!