domingo, 8 de dezembro de 2013

Cuidando do Coração Para Que Ele Se Mantenha Consagrado


Devocional #23

Quem era Davi?
Davi, o segundo rei de Israel, foi um escolhido e ungido por Deus, através do profeta Samuel

A vida de Davi não foi fácil desde o seu início. Nem mesmo o pai de Davi lhe dava qualquer prestígio ou o estimava.

Ele foi o último dos filhos a ser lembrado pelo próprio pai quando o profeta fora a sua casa por ordem de Deus para escolher o próximo rei de Israel.

Todavia, mesmo sem a estatura física de um rei – como era o caso de Saul -  ele era um pastor de ovelhas zeloso, valente defensor dos rebanhos do pai e extremamente reverente diante do poder de Deus.

Davi, como qualquer ser humano, cometeu graves pecados, inclusive com consequências terríveis para a sua vida. Os pecados de Davi não passaram em branco.

Porém, ao contrário de Saul e de Salomão, nunca recorreu aos espíritos enganadores ou a deuses estranhos, e nem procurou desculpas esfarrapadas para seus pecados.

Ele arrependia-se e suplicava pela misericórdia e pelo perdão de Deus.

A motivação de Davi era agradar a Deus em primeiro lugar. Seu zelo pelas coisas de Deus fica evidente toda vez que ele enfrentava um desafio.

Na vitória contra o gigante Golias ele deixa claro que vai lutar contra ele e derrota-lo porque o gigante insultou o seu Deus, o Deus vivo!

E Deus o honrou sobremaneira. Garanti-lhe que nunca um descendente dele deixaria de governar o povo de Israel, promessa que se cumpriu logo em seguida, através do reinado de Salomão e, para todo o sempre, através do reinado eterno de Jesus Cristo, o “filho de Davi”.

Diz o texto bíblico: “E, quando você morrer e for sepultado ao lado dos seus antepassados, eu colocarei um dos seus filhos como rei e tornarei forte o reino dele” (1Cr 17:11)

Esse homem foi chamado segundo o “homem segundo o coração de Deus” não porque não tinha falhas, como os outros reis, mas porque o seu coração sempre se voltava para deus em verdade!

Davi sabia o significado do termo arrependimento. Ele sabia que Deus sonda os corações.

Toda vez que deixo o meu coração me conduzir e não sou conduzido pela luz da Palavra de Deus, o meu coração já se corrompeu, ainda que os meus caminhos e decisões me pareçam justos!

Davi sabia disso. Por isso, apesar de pecador, detestava entristecer o seu Deus e, quando isso acontecia, ele se voltava em arrependimento e contrição diante do seu amado Senhor!

Creio que somos muito parecidos com Davi em nossos erros e pecados. Mas precisamos mesmo é ser como Davi em relação ao seu coração pronto a arrepender-se diante de Deus.

É impossível ler o salmo 51 sem nos enxergarmos nele. Esse salmo é um verdadeiro rasgar do coração diante de Deus.

Davi era assim. Intenso! Envolvido! Inteiro! Quem ama é assim. Quem ama se envolve!

Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável” (Salmo 51.10)


Oração: Pai querido, como Davi, faz do meu coração de fato uma morada Tua. Que ao menor sinal de que ele esteja se desviando, eu seja confrontado e alertado pela Sua Palavra e pelas pessoas sensíveis ao Espírito para que o meu coração não se desvie e busque se manter puro e estável diante de Deus e dos homens”