quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Fugindo das Armadilhas de um Coração Dividido



Devocional #22

Agora o rei em questão é o rei Salomão, filho do rei Davi e também o seu sucessor.

Quem era SALOMÃO? Era alguém absolutamente acima da média. 

Nunca houve alguém tão inteligente entre os homens. 

A forma sábia como ele resolvia os problemas em seu reino ganharam o mundo e o seu nome se tornou famoso e respeitado em todo o mundo de sua época.

Durante o início, e boa parte do seu reinado, gente do mundo inteiro vinha visitar o Reino de Israel para ver de perto a sua capacidade extraordinária na resolução de problemas.

Salomão, o terceiro rei de Israel, foi um rei também escolhido por Deus, como cumprimento da promessa feita o pai, Davi.

Sua história difere da história de Saul, porque no início do seu reinado ele deu demonstração de fidelidade e compromisso.

Autorizado por Deus a fazer-lhe um pedido, Salomão poderia ter pedido qualquer coisa para Deus, mas soube pedir o principal: sabedoria para governar.

Palavras de Salomão: “Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal. Se não for assim, como é que eu poderei governar este teu grande povo?” (1Reis 3:9)

E Deus lhe concedeu não apenas este pedido, mas também glória, poder e riqueza que nunca nenhum outro rei havia possuído antes.

Em Salomão aprendemos que alguém pode começar muito bem e terminar muito mal. 

São notáveis os feitos de Salomão no início de seu reinado, mas a inclinação do seu coração a deuses estranhos e a exploração tributária do seu próprio povo no final de sua vida revelou os descaminhos do seu coração.

As riquezas e os prazeres corromperam o coração de Salomão ao final de sua vida.

Salomão se tornou um relativista promíscuo. Já não prestava culto e adoração exclusivamente a Deus. Ora se voltava ao Deus de Israel, ora cedia à suas pulsões e aos deuses egípcios de suas mulheres estrangeiras.

Salomão sucumbiu ao trinômio: SEXO-FAMA-DINHEIRO. Inclinou-se perante as inúmeras divindades adoradas por suas também inúmeras mulheres.

Com resultado, legou para o seu filho problemas insustentáveis que culminaram na divisão do reino. 

Salomão é o exemplo típico de alguém cujo coração revelou-se DIVIDIDO.
E o coração dividido, ora quer Deus, ora quer fazer sua própria vontade.

Em toda a escritura somos alertados por Deus dos perigos dos descaminhos do nosso coração.

O Deus da Bíblia exige santidade e fidelidade. O Deus Altíssimo é absolutamente fiel e exige fidelidade do coração humano.


Oração: Pai Celestial, quero amá-lo de forma que não sobre espaço para nenhuma outra divindade na minha vida. Me ajuda a vigiar e orar para que eu não sucumba a tentação de viver, ora tentando agradar a Deus, ora cedendo às ofertas do mundo. Sou lembrado pelas escrituras de que “o morno será vomitado de vossa boca”. Conduza meu coração pelo bom caminho da justiça e do amor. Amém.