segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Nem Sempre a Cura Ocorre em resposta à Fé do Necessitado, mas à Fé de Quem Age em Favor Dele!


Devocional #19

Todos nós sabemos a importância da Fé. A Bíblia ensina que “sem fé é impossível agradar a Deus”.

Há muitos exemplos na Bíblia de ações sobrenaturais de Deus em resposta a fé de um necessitado. Conhecemos muitos milagres como resposta à fé em Jesus.

Porém, nem sempre a fé tinha origem no próprio necessitado. A cura da filha de Jairo, chefe da sinagoga de Cafarnaum, revela que o pedido e a fé demonstrada foram do pai dela e não dela.

A cura do servo do centurião romano também revela a mesma coisa. Quem pede e tem a fé elogiada por Jesus é o centurião, e não o servo doente.

Na cura desse homem paralítico, registrada no capítulo 2 de Marcos, também ocorre isso. A cura acontece, não necessariamente em resposta à fé do homem paralítico, mas em resposta a fé daqueles que o estavam conduzindo numa cama!

É a força coletiva do compromisso com Jesus. É a força da Fé comunitária, intercessora!

É a força do abraço solidário que é capaz de buscar alguém na amargura e sofrimento e leva-lo para perto de Jesus!

Justamente aqueles que, por estarem debilitados por alguma situação, seriam incapazes de chegarem perto de Jesus!

Porque é que precisamos da fé comunitária?
Porque é a Comunidade da Fé que nos sustenta quando não temos fé!

Porque é a Comunidade da Fé que oferece SUPORTE no momento de fragilidade e vulnerabilidade. É por isso que a vida em comunidade é de vital importância.

É a força coletiva que sustenta os que estão experimentando fragilidade
É o ambiente da fé quem sustenta inclusive a incredulidade de alguns!

É o que acontece nesse episódio. Jesus cura um homem paralítico não como resposta a fé do paralítico, mas em resposta à fé dos seus amigos!

Isso deve nos encher de esperança!

Estar em comunhão, viver em comunidade, nos protege de ficarmos isolados e sem experimentar cura nos momentos em que a fé nos faltar!


Oração: Pai Celestial, que eu possa ser uma daquelas pessoas que conduzem a Deus outras pessoas que, por si só, não tem forças para chegarem até Jesus. E que eu conte também com a força da fé comunitária quando a minha fé me faltar. Em nome de Jesus. Amém!