quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Seguir a Jesus Implica em Viver Uma Vida Desinstalada


Devocional #29
“As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”. (Mateus 8.20)
Essa foi a resposta de Jesus a um homem que empolgadamente disse a Jesus: “Mestre, eu te seguirei por onde fores”, depois de uma série de milagres realizados por Jesus.
O Brasil está se tornando evangélico, mas tenho dúvidas se está realmente se convertendo a Jesus. Talvez o Brasil esteja mesmo se tornando gospel.

Chamo de “cultura gospel” essa empolgação em que Jesus se torna uma espécie de amuleto contra as “más vibrações” ou uma espécie de “bilhete premiado de loteria” contra os “desconfortos da vida”.

Parece-me que as Escrituras revelam algo bem diferente quando se trata das expectativas que devemos ter ao decidirmos seguir a Jesus.

A resposta de Jesus a esse homem mestre da lei, conforme o texto acima, põe em cheque qualquer dessas expectativas de fazer de Jesus um amuleto ou seguro contra coisas ruins.

A resposta de Jesus sugere que seguir a Jesus implica em viver uma vida desinstalada!

Quem está tentando seguir a Jesus em busca apenas de conforto para a vida, vai logo se decepcionar. “Quem quiser ganhar a sua vida, perdê-la-á...”

Quem está tentando seguir a Jesus como um RESOLVEDOR de problemas também vai se decepcionar. Jesus não é uma apólice de seguros contra as intempéries da vida.

Quem está tentando seguir a Jesus apenas por causa do MEDO do inferno também vai se decepcionar, e pior, vai fazer da vida nesse mundo um inferno particular, porque o medo aprisiona.

Quem está tentando seguir a Jesus apenas por causa da CULPA não irá muito longe. Deus exige arrependimento e não apenas remorso.

Quem está tentando seguir a Jesus para satisfazer algumas AMBIÇÕES, também vai se decepcionar. Quem disse: “tudo isso te darei se prostrado me adorares”, foi o Diabo, e não Jesus.

Todas essas coisas tendem a nos fazer pensar que seguir a Jesus é uma espécie de seguro contra os problemas, desconfortos, medo, culpa, pobreza, ou seja, viver uma vida bem instalada.

O que é viver instalado? É você estabelecer com objetivo último o conforto pessoal, a segurança financeira, o conforto da família, a ausência de doenças, uma carreira profissional estável.

Mas a vida é assim o tempo todo? Claro que não! Aliás, em grande parte do tempo não é!

Quando você está bem instalado você se esquece do sofrimento do mundo. Você tende a pensar apenas em si mesmo, você se torna prisioneiro do que você chama de “minha vontade”. Você só quer fazer “o que tem vontade” e se nega a fazer “o que precisa ser feito

É por isso que a resposta de Jesus ao mestre da Lei é, em outras palavras:

“Você quer mesmo me seguir? Saiba que você terá de desinstalar-se. Terá que caminhar pelos caminhos que eu caminhar. E o meu caminho é o caminho do negar-se a si mesmo e do serviço ao próximo ininterruptamente”.

“O meu caminho não é apenas o caminho dos milagres e dos poderes sobrenaturais. O meu caminho inclui, inclusive, orar ao Pai no Jardim do Getsêmani e ter como resposta apenas um “silêncio”, e ainda assim responder: Seja feita a Tua vontade”

Se você quiser me seguir terá de abandonar a infância espiritual. porque apenas crianças esperneiam quando não têm o que querem. Adultos, não! Adultos devem ser responsáveis!

Se você quiser me seguir terá de confiar em mim, mesmo quando não me vê ou ouve a minha voz. Terá apenas que confiar em mim quando digo que não virá sobre você tribulações e aflições as quais não possa suportar.

Em suma, terá que confiar que viver essa vida desinstalada pode parecer caótica, mas lembre-se que Eu sou o seu pastor e de nada você sentirá falta. A minha GRAÇA te bastará. Sempre!

Ainda parafraseando Jesus: “As raposas têm suas tocas, as aves tem seus ninhos, mas  quem quer seguir o filho do homem terá de aprender a viver uma vida DESINSTALADA”