terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Como Vai o Teu Coração?


Devocional #20

Tornar-se um discípulo de Jesus não é tanto uma questão de acreditar em alguma coisa, ou professar algum tipo de doutrina. Seguir a Jesus é, acima de tudo, tornar-se um tipo de pessoa.

E isso tem a ver com o tipo de coração que desenvolvemos, ou mais especificamente, quais são as motivações do nosso coração.

A Bíblia ensina que “Todos os caminhos do homem lhe parecem justos, mas o Senhor pesa o coração” (Pv 21.2)

Tente responder essa questão: Quem é você? Quem é você especialmente quando ninguém está vendo?

Essa é uma questão central, porque podemos mostrar uma imagem pública que não condiz com a realidade. Podemos até tentar enganar a nós mesmos, mas não podemos esconder de Deus o que se passa no nosso CORAÇÃO.

O termo CORAÇÃO na Bíblia tem muitos significados. Pode ser ALMA, PERSONALIDADE, CARÁTER, SENTIMENTO, e também pode ser CONSCIÊNCIA!

O texto de Provérbios nos diz que “todos os caminhos do homem lhe parecem justos”, ou seja, há uma tendência humana a justificar o modo como se age, se pensa, o modo como se leva a vida.

Ocorre que o que chamamos de BOM SENSO não impressiona Deus, muito menos Deus usa esse critério para AVALIAR nos avaliar, porque todas esses coisas estão na superfície, mas Deus sonda o íntimo do ser, ele sonda o coração.

A questão com Deus é outra. Não é O QUE você faz, mas PORQUE você faz o que faz!
Não é o que você fala, mas é COMO VOCÊ age, OU COMO VOCÊ testemunha.

O coração humano é palco da luta entre o bem e o mal. Ou o coração se inclina para o BEM, e para Deus, ou ele se inclina para o MAL, e para o MALIGO.

E aqui há uma questão CENTRAL. Tem muita gente enganada a respeito do seu próprio coração. Acredito que você não encontrará NINGUÉM que diga naturalmente e com toda sinceridade que tenha o CORAÇÃO MAL. Por quê? Ora, a Bíblia está dizendo que “todos os caminhos do homem lhe parecem justos”.

Isso equivale a dizer que, o ser humano tende a tentar justificar todos os seus atos, porque o seu coração tende a convencê-lo que só anda por caminhos bons, mas aí vem a Bíblia e nos ensina que no coração humano há vários enganos, e dentre eles um que é bem SUTIL.

Se o coração humano é o palco de disputa entre o BEM e o MAL, entre a oferta de Deus e a oferta de Satanás, então o objetivo de Satanás é não deixar você fazer a vontade de Deus. Porque se você fizer a vontade de Deus, o seu coração nunca se desviará para o mal.

Porém SATANÁS é um ser ARDILOSO. É um ser extremamente esperto. Ele sabe que se tentar você fazer a vontade dele, Diabo, diretamente, você vai desconfiar.

Então o grande plano do Maligno, não é que você faça a vontade dele, Diabo, mas que você NÃO FAÇA a vontade de Deus.

E a melhor jeito de convencer você a NÃO FAZER a vontade de Deus, é ESTIMULAR você a fazer a PRÓPRIA VONTADE! É convencer você a fazer o que vier na telha. É dar vazão às suas vontades. É Fazer apenas o que o seu corpo, ou sua mente está querendo fazer naquele momento.

Pronto! Você já foi enganado no seu coração. Sem se dar conta, você acha que está fazendo a sua vontade, quando ardilosamente você foi enganado no seu coração para DEIXAR DE FAZER A VONTADE DE DEUS.

Assim é o coração humano. Incorrigivelmente enganoso. Se o homem for deixado a mercê de sua PRÓPRIA VONTADE, ele será enganado pelo Maligno. Qual é a saída para esse problema? Precisamos de luz!

Lâmpada para os meus pés é Tua Palavra e Luz para os meus caminhos” (Sl 119.115)
“Escondi a Tua Palavra no meu coração para eu não pecar contra ti”

Toda vez que deixo o meu coração me conduzir e não sou conduzido pela Luz da palavra de Deus, o meu coração já se CORROMPEU, ainda que os meus CAMINHOS e DECISÕES pareçam JUSTOS!


Oração: Senhor, me ensina a guardar o meu coração. Me ajuda a mantê-lo sob a luz da Tua Palavra para que sejam iluminados todos os cantos escuros da minha alma. Sonda o meu coração, vê se há algum caminho mal e guia-me pelo Caminho Eterno! Amém.