sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Quando não priorizar o necessitado pode ser pecado!


Devocional #17

Continuamos refletindo sobre o episódio que culminou na cura de um homem paralítico na cidade de Cafarnaum. Jesus cura um homem que é descido pelo telhado de uma casa lotada, onde todos prestavam a atenção em Jesus.

As pessoas que se reuniam naquela casa também tinham suas necessidades. Necessidades legítimas!

Alguns talvez tivessem necessidades físicas, sofressem de enfermidades e males físicos ou psicoemocionais e queriam aplacar seu sofrimento e por isso queriam ver Jesus.

Já outros estavam em busca de ouvir Jesus porque ele era tido como grande mestre, um rabino, alguém que tinha autoridade para interpretar a Lei de Moisés, e não poucos queriam ouvir palavras de sabedoria, e então se aproximavam de Jesus.

Outros talvez estivessem apenas interessados como curiosos, interessados no possível espetáculo de curas e maravilhas que Jesus poderia realizar. Sempre há pessoas assim onde muita gente está reunida.

Os motivos para todos lotarem aquela casa em Cafarnaum eram os mais diversos e variados
...e provavelmente nobres e legítimos!

Mas veja o que acontece? Ocorre que no afã de verem seus problemas resolvidos, todos ignoraram a necessidade do homem paralítico, que nem mesmo podia movimentar-se na direção de Jesus

Essa situação tem muito a nos ensinar.

É possível que em nossa busca por Deus, como era o caso das pessoas que estavam dentro daquela casa, a gente esteja tão interessado em suprir nossas necessidades pessoais que nos tornamos incapazes e insensíveis de perceber as necessidades do outro, que podem ser ainda mais urgentes que a nossa!

E esse era o caso da maioria, senão de todas as pessoa que estavam naquele recinto. Como sabemos disso? Ora, porque ninguém cedeu espaço para a entrada do homem paralítico!

Cada um estava interessado em resolver o seu próprio problema, receber a sua “graça” individual, mas estavam insensíveis às necessidades à sua volta!

Isso nos deve ser um alerta!

Precisamos ter olhos de misericórdia em relação ao sofrimento ao nosso redor, sendo-lhes agentes de cura e apresentando-lhes aquele que pode curar não apenas o corpo, mas a alma e o espírito do ser humano!

Oração: Pai amado, desperta-nos para olhar além das nossas necessidades pessoais, ainda que legítimas, para que possamos enxergar necessidades ainda mais urgentes ao nosso redor. Dá-nos o senso de abrir espaço em nossas agendas apertadas para que necessidades ainda mais urgentes que a nossa possam ser supridas pelo nosso serviço cristão. Amém!