terça-feira, 18 de novembro de 2014

Devocional#02 - A BOA NOTÍCIA DE UM REINO DE JUSTIÇA


Texto para memorização:
“Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça." ¹

Desde os tempos mais remotos o povo hebreu sempre acalentou o sonho de uma pátria e um tempo onde a paz e a justiça reinariam e eles experimentariam o shalom, um tempo-lugar de completo bem-estar inaugurado e governado pelo Messias.

Na verdade esse sonho fora plantado pelo próprio Deus em seus corações ainda quando eram escravos no Egito, gerando esperança em seus corações mesmo nos piores momentos sob o jugo do Faraó.

Muitos anos se passaram até que surgissem os profetas, como Isaías, anunciando um tempo, inaugurado pelo Messias, onde esse sonho se toraria realidade.

Na plenitude dos tempos, cerca de dois mil anos atrás, a Palestina vê surgir um homem chamado João Batista anunciando que o Reino de Deus estava próximo, até que um dia ele mesmo encontra Jesus vindo da Galileia ao rio Jordão e diz: Vejam, é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29)

Desde então o mundo conheceu o evangelho, ou seja, a boa notícia de que em Jesus o reino de Deus chegara entre os homens, cumprindo-se a profecia aguardada ansiosamente durante séculos.

Mas o que é o evangelho? É a boa notícia de que o reino de Deus havia sido inaugurado em Jesus, e que chegaria um momento em que esse reino atingiria sua plenitude, onde céus e terra seriam transformados em novos céus e nova terra, onde habitaria plenamente a justiça.

Porém, até que esse reino atingisse a plenitude, os súditos desse reino, os discípulos de Jesus, deveriam ir por todo o mundo anunciando a boa-nova de que ele já está entre os homens, e que os valores desse reino deveriam ser sinalizados em todas as dimensões da vida; isso é o que significa ser sal da terra e luz do mundo!

Mas se esse reino é um reino de justiça, o que é a justiça desse reino?

A justiça do reino é empreender ações proféticas, em nome de Jesus e no poder do Espírito Santo, que denuncie toda forma de opressão do reino das trevas, trazendo cura, libertação e salvação como sinais desse reino eterno, a todos os oprimidos e vulnerabilizados, em todas as dimensões da vida.

Este é o evangelho de Jesus: a boa notícia de o reino de Deus chegou, e esse reino tem um Rei, e que todos os que se arrependerem e o confessarem como Senhor e Salvador, terão acesso imediato aos benefícios desse reino, que já podem ser experimentados aqui e agora, mas que ganhará sua plenitude ali e depois, quando a terra se encherá do conhecimento do Senhor, assim como as águas cobrem o mar.” (Is 11.9)

© Emanoel Florêncio Mannô
________________________
Oração

 Querido Deus, obrigado pelo feito de Jesus de Nazaré na cruz. Na qual nos atraiu para entrar no reino de Deus. Tanto amor é demonstrado por esse gesto de graça para a humanidade, que por si mesma não poderia fazer nada para se salvar da perdição. Obrigado por tão grande misericórdia para conosco. Sei que uma vez que o reconheço como meu Senhor e salvador devo viver com os valores do seu reino. Ajude-me a sinalizar esse reino no mundo, denunciar toda forma de injustiça e anunciar aquele que pode trazer cura, libertação e salvação para o ser humano e para a criação.
________________________
O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria. 
________________________
¹ 2 Pedro 3.13