quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Devocional#04 - PRATICANDO A JUSTIÇA DO REINO


Texto para memorização:
“Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça..."¹


Mateus registra no capítulo 6 de seu evangelho aquela que é considerada a oração modelo, até porque, conforme registra Lucas, foi a resposta de um pedido dos discípulos a Jesus: Senhor, ensina-nos a orar...”. Então Jesus os ensinou a oração do Pai-Nosso.

Essa oração é singular em vários aspectos. Em primeiro lugar, ela foi ensinada pelo próprio Jesus aos seus discípulos de primeira-hora. Em segundo lugar, ela revela que a oração é uma relação entre um Deus-Pai justo e amoroso e seus filhos. Em terceiro lugar, ela mostra que nada é “meu” porque tudo é “nosso”: Pai nosso, pão nosso, nossas dívidas...

Nossa também é a responsabilidade de orar pedindo que o reino venha: “Venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus”.

O que significa orar para que o reino venha? Significa ser a resposta à própria oração para que, no poder do Espírito Santo, empreendamos ações proféticas que manifestem aqui e agora a maior densidade possível do reino de Deus que será consumado ali e além.

Isso implica em sinalizar a justiça desse reino justamente com obras de justiça, onde a proclamação do evangelho é manifesta nas próprias ações dos discípulos de Jesus.

Mas, o que significa praticar a justiça? Significa orar e agir na direção de que a vontade de Deus seja feita aqui na terra, na maior densidade possível, assim como ela é feita nos céus. Nos céus ela é realizada de modo pleno e absoluto, mas e aqui na terra?  É fácil perceber que não!

Então qual é a missão dos discípulos de Jesus aqui na terra? Eles devem agir para que essa vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável, seja manifesta na maior densidade possível, até que o Rei Jesus volte e inaugure novos céus e nova terra, onde habita a justiça!

Assim como não basta amar a paz, é preciso promovê-la, assim também não basta amar a justiça; é preciso praticá-la!

Como posso fazer isso? Dobre seus joelhos diante de Deus, quebrante o seu coração e ore se comprometendo a fazer de sua vida um instrumento de justiça, e de suas ações obras de justiça. Isso implica mudar o eixo da vida do modo “eu” para o modo “nós”.

Significa também e principalmente, parar de se preocupar tanto em buscar as respostas de Deus para você, e passar a ser a resposta de Deus para o mundo perdido. Quanto às suas necessidades, não se preocupe, há uma promessa do próprio Jesus, que como se sabe, é fiel: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”.

Ah! Isso não é coisa para os fortes! Os fortes costumam pensar apenas em si mesmos. É coisa para os fracos e quebrantados porque, também conforme Jesus disse: deles é o reino dos céus”. E aí, vai encarar?

_______________________
Oração
 Querido Deus, obrigado pela sua graça que nos faz cada dia mais parecidos com teu Filho. Não queremos mais viver como antes vivíamos, queremos viver em submissão a sua vontade. Praticando os valores do seu reino. Buscando-o e também a sua justiça como prioridade, sabendo que tudo o que nos é necessário o Senhor nos proverá. Cremos nisso! Ajude-nos a viver para Ti integralmente! Amém.
________________________
O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.  



¹ Miquéias 6.8