quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Devocional#03 - DO QUE FALA A BÍBLIA QUANDO FALA DE JUSTIÇA?


Texto para memorização:
“Abre a tua boca em favor do mudo, em favor do direito de todos os desamparados”.¹
  
Quando falamos em justiça, nossa mente tende a revelar seu condicionamento, posto que nos remete à noção de justiça apenas no âmbito humano. Mas do que fala a Bíblia Sagrada quando fala de justiça?

Justiça reflete o caráter de Deus e, em sentido geral, é a prática de dar a recompensa ou a punição devida a uma pessoa ou grupo. Somente Deus pode exercer a justiça de modo pleno e absoluto. Pelo fato de Deus ser santo e isento de pecado, sua justiça exige que todas a pessoas e nações recebam punição por causa do pecado.

Ocorre que, em Cristo, a exigência da justiça divina foi satisfeita e a humanidade pôde alcançar misericórdia por meio de Jesus Cristo.

Tendo em vista o próprio tratamento justo de Deus com a humanidade, Ele também requer que os seres humanos ajam com justiça uns para com os outros (Mt 23.23), e busquem libertar os que estão sendo oprimidos por toda a sorte de opressão e discriminação, seja socioeconômica, emocional ou espiritual.

O Deus da Bíblia se apresenta se identificando com os necessitados, os vulneráveis representados pelo órfão, a viúva, o estrangeiro e o pobre, isto é, aqueles que não dispõem de apoio familiar, que sofrem de carências socioeconômicas, que não desfrutam dos direitos civis mais elementares, bem como o pobre tanto na dimensão material como espiritual.

Justiça também significa colocar os relacionamentos humanos sobre bases corretas, isto é, deve haver um esforço tanto na esfera do Estado, quanto pela ação da Igreja no sentido de agir primariamente contra toda forma de injustiça, se envolvendo com os problemas da humanidade, de modo que a chamada justiça reparadora seja apenas residual. Não basta remediar o problema da pobreza e da opressão, é preciso agir nas suas causas primárias.

Para andarmos com Deus, temos de fazer justiça, com amor misericordioso. Justiça inclui generosidade. Na Bíblia o que se dá aos mais necessitados não é chamado de presentes, mas obras de justiça!

Nesse sentido, não ofertar, não é apenas um ato de mesquinharia; é injustiça! Fazemos justiça quando tratamos todos os seres humanos como criaturas de Deus. Esse tipo de vida engajada reflete o caráter de Deus.

© Emanoel Florêncio Mannô
_______________________
Oração
 Querido Deus, obrigado pela sua graça que nos faz cada dia mais parecidos com teu Filho. Sei que o processo de transformação do meu coração será até a retorno de Jesus. Enquanto isso não acontece ajude-me a viver a partir do seu exemplo de justiça, amando como Cristo amou, vivendo como ele viveu. Ensina-me a viver de forma que eu reflita o seu caráter em tudo o que eu fizer. Amém.
________________________
O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.  
________________________
¹ Provérbios 31.8