quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Devocional#11 - ATRAÍDOS PARA UM RELACIONAMENTO MAIS ÍNTIMO

Texto para memorização:
“O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança”.(1)

Certa vez, Jesus, citando o salmo 8, disse: dos lábios das crianças e dos recém-nascidos suscitaste louvor”.(2) Ele estava ensinando que o que nos torna adoradores não é a posição que ocupamos, seja religiosa ou de qualquer outra ordem, mas a reação que temos diante da verdade, ou seja, é o estado de quebrantamento do coração, a dependência de Deus, a amizade confiante na provisão do Pai que nos conduz inequivocamente a uma vida de adoração.

Quando o menino Jesus foi apresentado no templo, nem os sacerdotes e levitas que oficiavam o rito o reconheceram. Somente duas das pessoas ali presentes o reconheceram como Cristo, Simeão e Ana, e como consequência disso adoraram ao Deus encarnado. Esse processo de reconhecimento de quem Jesus é, estava se desenvolvendo no íntimo da mulher samaritana. Interessante que embora Jesus tenha ensinado indiretamente como o Pai deveria ser adorado, é nesse encontro ao lado do poço de Jacó que Jesus ensina aberta e diretamente sobre adoração e quem são os adoradores que o Pai procura.

Após atrair a atenção da mulher que buscava apenas resolver seu problema mais imediato, a água do poço, Jesus agora a instiga como outra pergunta: “Vá, chame o seu marido e volte”.(3) Então ela responde: Não tenho marido”. Ao que Jesus responde: É verdade, você já teve cinco, e o homem com quem agora você vive não é seu marido”. “Vejo que és profeta”(4), responde ela.

Esse momento da conversa revela um segundo estágio do nosso relacionamento com Deus, quando saímos da percepção iniciante de que achamos um deus-resolvedor-de-problemas, um sábio mestre, para uma percepção maior, de que estamos diante de alguém que conhece os segredos do nosso coração.

Quando a samaritana se abre à verdade e confessa sua triste realidade afetiva, ela sobe um degrau na percepção de Deus e do significado da adoração, porque a adoração acontece quando nos abrimos à verdade. Ela seguia as tradições da religião, mas continuava com a alma sedenta, porém, instada por Jesus, ela começa a perceber que está não apenas diante de um sábio, mas também de um profeta que conhece o seu íntimo.

Então Jesus começa a explicar que a verdadeira adoração nasce do interior do ser e salta de dentro para fora como um rio que conduz à vida eterna, indicando que é algo que começa agora mas nunca termina e invade todas as dimensões da existência.

Isso leva a uma mudança de tom da conversa. Ela que estava interessada apenas em seus problemas de ordem material, agora quer saber sobre algo espiritual muito mais elevado: Onde é que se deve adorar?” (5)

Quando crescemos no relacionamento com Deus e nos aprofundamos na adoração, as nossas perguntas e questões sobre a vida mudam, como aconteceu com a samaritana. Somos atraídos por Deus para um relacionamento cada vez mais íntimo, onde quanto mais profunda é a nossa busca, mas Deus se nos revela em profundidade.

A mulher samaritana começa a perceber que está diante de alguém muito maior do que ela imaginava e de que suas tradições ensinavam. Ela está não apenas diante de um mestre, mas também diante de um profeta. Ela está não apenas diante de alguém que pode resolver questões materiais, mas alguém que pode lhe ensinar sobre tesouros espirituais!

E você? Qual é a sua percepção de Deus? Ela tem crescido no sentido de uma adoração mais profunda?
                       
© Emanoel Florêncio Mannô

(1)    Sl 25.14      (2) Mt 21.14     (3) Jo 4.16        (4) Jo 4.17-19       (5) Jo 4.20
________________________
Oração
 Querido Deus, obrigado por nos atrair cada vez mais para um relacionamento de intimidade contigo. Sei que somente diante de Ti eu posso vivenciar um estado de quebrantamento de coração e ser realmente dependente do Senhor, o que me leva a uma amizade confiante na sua provisão. Ajude-me a ter uma vida de adoração legitima. Ensina-me a ampliar minha busca para o que o Senhor pode me revelar no que se refere ao seu reino e não apenas ficar centrado em resolver minhas questões materiais. Peço no nome do teu Filho, Jesus Cristo. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.