segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Devocional#01 - TUDO O QUE DEUS QUER DE VOCÊ


Texto para memorização:
“Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.” ¹


O que Deus quer de mim? Essa tem sido uma questão comum e recorrente entre todas as pessoas que habitam o planeta e que buscam na religião as respostas para sua necessidade de espiritualidade.

Desde tempos remotos o mundo espiritual sempre provocou uma espécie de fascínio e temor entre os seres humanos, posto que lidar com essa esfera da vida é lidar com mistérios em que há muitas divindades que, via de regra, se mostram melindrosas, irritadiças, e difíceis de agradar, sendo necessárias “oferendas” muito específicas, sem nenhuma garantia de que os “humores” dos deuses não sejam afetados, gerando riscos para o próprio ofertante.

Nesses casos, quem adora e oferece a devoção, corre sempre o risco de oferecer a “adoração” equivocada e, em vez de ser abençoado, corre o risco de ser punido, até de forma fatal.

Em contraste a esse estado de coisas verificável ao longo da história das religiões, o Deus da Bíblia, o Deus Altíssimo, se revela nas escrituras e em Jesus de Nazaré com absoluta singularidade. Não por acaso a nação de Israel, através de seus profetas, sempre declarou a singularidade do seu Deus, expondo a falsidade dos outros deuses, e reafirmando o Deus “Eu sou” como o único Deus verdadeiro.

Mas o que significa essa singularidade do Deus de Israel? Diferentemente dos deuses do panteão das nações antigas, cujos pedidos de oferendas e sacrifícios caprichosos geravam insegurança no ofertante por causa dos melindres da divindade, o Deus da Bíblia deixa absolutamente claro o que Ele espera dos seus adoradores, que não são tratados como seres distantes e inferiores, mas como amigos e filhos.

O que o Deus Altíssimo espera do ser humano está revelado pela boca do profeta Miquéias de forma extraordinariamente límpida e concisa: “Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.” (Mq 6.8).

Impressionante como todas as multifacetadas relações do homem com o Deus da Bíblia se resumem em um estilo de vida que revele esses três eixos:

    1.    Praticar a justiça
    2.    Amar a fidelidade
    3.    Andar humildemente com seu Deus

Trata-se de uma relação aparentemente paradoxal, porque traz em seu bojo uma simplicidade singular, porém exige total comprometimento de vida.

Por um lado, a simplicidade dos relacionamentos com um Deus que nos ensina claramente como devemos adorá-lo; por outro, somos chamados a um compromisso com o Seu reino que exigirá nada menos que a integralidade da vida.

Esse caráter singular da fé cristã parece muito bem resumido na seguinte expressão: A Salvação é de graça, mas o discipulado vai te custar a sua vida (Dietrich Bonhoeffer).

© Emanoel Florencio Mannô
________________________
Oração

Querido Deus, muito obrigado por ser esse Deus tão singular em meio as religiões do mundo. Um Deus que não exige de nós sacrifícios para a salvação, pelo contrário, a oferece por meio do sacrifício do próprio filho, Jesus de Nazaré. Sendo agora uma nova vida, ajude-me a praticar a justiça, amar a fidelidade e andar humildemente com o Senhor. Ensina-me a viver os valores do reino de Deus nesse mundo.
________________________
O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.
________________________
¹ Miquéias 6.8