domingo, 23 de novembro de 2014

Devocional#07 - FECHANDO PARA BALANÇO


Texto para memorização:
“Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus” (1)

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (2)

Quando está chegando ao final de um ciclo, de um período, de um ano, de um módulo, enfim, quando se está para concluir algo e se quer fazer uma reflexão sobre os impactos ou efeitos desse ciclo de aprendizado, costumamos dizer que estamos “fechando para balanço”.

No nosso caso, estamos fechando a primeira semana de devocionais, cuja busca tem sido santificar o coração e a mente na direção de experimentar a vontade de Deus para as nossas vidas, sendo transformados pela renovação da mente.

Desafiados pela voz de Deus na boca do profeta Miquéias e do apóstolo Paulo, fomos exortados a praticar a justiça, amar a fidelidade e andar humildemente com o nosso Deus.”

Praticamos a justiça quando somos instrumentos de Deus em um mundo desfigurado pelo pecado e cheio de sofrimento, empreendendo ações proféticas em nome de Jesus que tragam libertação, cura, acolhimento, perdão e salvação.

Amamos a fidelidade quando somos transparentes em nosso relacionamento com Deus e com as pessoas, empreendendo ações de misericórdia, perdoando e sendo perdoados, livrando-se das máscaras que fragmentam nossas vidas e nos roubam a simplicidade de sermos o que somos em Deus, “de cara limpa”.

Andamos humildemente com Deus quando só aceitamos trilhar caminhos pelo qual Deus também andaria, quando nos tornamos tão íntimos dele que as preocupações de Deus passam a ser as nossas preocupações, e a Sua presença contínua já é o prêmio da vida porque podemos dizer: “ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum”. Por quê? “Porque Tu estás comigo...” (3)

Agora é a hora de se posicionar! Qual tem sido a motivação da sua vida? Será que não está buscando “chegar lá a qualquer custo”, quando é o Reino de Deus e a sua justiça que precisa chegar lá: nas pessoas.

Qual tem sido a sua prioridade? Será que você não tem sacrificado a fidelidade nos relacionamentos com Deus e com as pessoas, trocando de máscaras o tempo todo, quando tudo o que precisa é ser sal e luz no mundo?

Com quem você tem andado? Se é realmente com Deus, então o fruto dessa amizade tem de aparecer na sua vida: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Se isso não está acontecendo, talvez você esteja sozinho, e pior, em má-companhia!

Que tal dar uma paradinha? Feche para balanço! Procure ouvir a voz de Deus. Deus continua falando; nós é que não paramos para ouvi-lo!

Por isso, as vezes Ele precisa falar no sofrimento, na frustração, na perda, no desencontro. Deus se utiliza de todas as necessidades humanas para se revelar a nós!

Sua doce voz continua a ecoar nos recantos de nossa alma cansada: Vinde a mim os cansados e sobrecarregado, e eu vos aliviarei! (4)
                                               

© Emanoel Florêncio Mannô

1. Mq 6.8 - 2. 2Rm 12.2 - 3. Sl 23.4 – 4. Mt 11.28 
________________________
Oração
 Querido Deus, obrigado por nos ensinar como devemos viver nesse mundo e por sinalizar o que deseja de cada ser humano. Ajude-me a entender a necessidade desses momentos de fecharmos para balanço para que possamos santificar o nosso coração e a mente para experimentar a sua vontade para nossas vidas. Ensina-nos a ter a motivação correta para a vida, a priorizar as coisas certas e andar de forma humilde que o agrade. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.