sábado, 22 de novembro de 2014

Devocional#05 - AMANDO A FIDELIDADE


Texto para memorização:
“Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade...”¹
  

Agora que você já sabe qual o significado do termo justiça na Bíblia, e também como praticá-la, naturalmente deve estar se pergunta o que significa amar a fidelidade, porque essa é a segunda prática de vida que nos é exigida por Deus, conforme o profeta Miquéias.

Quase sempre espiritualizamos o termo fiel fidelidade sem nos dar conta do seu significado mais natural: fidelidade é a característica daquilo que não é falsificado ou, utilizando um termo mais contemporâneo, aquilo que não é pirateado.

Se há algo que é abominado por Deus é quando lançamos mão do cinismo, falsificamos a adoração e divorciamos nossa prática do nosso discurso. Quando isso acontece, não estamos amando a fidelidade, estamos agindo falsamente e “pirateando” a imagem de Deus em nós.
  
No livro do profeta Isaias, Deus faz uma reclamação contundente à nação de Israel porque o povo abandona a fidelidade no relacionamento com Deus e também nos relacionamentos entre eles próprios: “Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita apenas de regras humanas” (Is 29.13)

Um dos principais sinais de que deixamos de amar a fidelidade, seja com Deus ou com os semelhantes, é quando nos permitimos viver uma vida falsificada e lançamos mão de máscaras como a falsa-piedade, o orgulho, a hipocrisia, a duplicidade de caráter, a falsa-modéstia, a justiça própria, entre outras.

Abandonar a fidelidade e usar máscaras pode nos livrar de censuras, mas não é uma atitude segura. Não podemos afivelar com segurança as máscaras o tempo todo. Uma hora ela cai!

O que Deus quer de cada um de nós? Que amemos a fidelidade! Que sejamos absolutamente abertos e sinceros com Ele, que confessemos os nossos pecados porque “se confessarmos os nossos pecados, ele e fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1.9). Note como fidelidade e justiça estão absolutamente juntas nesse texto!

Assim como devemos ser transparentes no nosso relacionamento vertical, isto é, com Deus, também devemos agir assim nos nossos relacionamentos horizontais, ou seja, com o nosso próximo. Isso é amar a fidelidade!


© Emanoel Florêncio Mannô

¹ Miquéias 6.8
________________________
Oração
 Querido Deus, sou muito grato pela tua fidelidade demonstrada pelo sacrifício de Jesus na cruz. Sabemos que essa fidelidade permanece e nos é sinalizada a cada manhã, quando a sua misericórdia se renova para conosco. Sendo assim, ajude-nos a sermos sinceros diante do Senhor e para com as pessoas, pois, muitas vezes utilizamo-nos de máscaras contigo e com elas. Ensina-nos a sermos verdadeiros e te adorarmos com fidelidade, sem falsidade. Que a nossa boca e o nosso coração sejam unidos em adoração a Ti. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.