sábado, 22 de novembro de 2014

Devocional#06 - ANDANDO HUMILDEMENTE COM DEUS


Texto para memorização:
“Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus” (1)

Agora que você já sabe tanto o que a Bíblia chama de praticar a justiça, quanto o que ela chama de amar a fidelidadevocê deve estar querendo saber o significado de andar humildemente com o seu Deusporque essa é a terceira prática de vida que nos é exigida por Deus, conforme o profeta Miquéias.

A Bíblia fala de homens que andaram com Deus em um relacionamento tão próximo, tão íntimo, que costuma provocar em nós o sentimento de que somos absolutamente inferiores no que diz respeito à nossa intimidade com o Eterno. Somos informados pelo livro do Gênesis que dois homens simplesmente andaram com Deus”: Enoque e Noé. Mas também Moisés, Abraão, Davi, Jó, e tantos outros, que tinham um relacionamento tão íntimo com o Eterno que eram considerados “amigos de Deus”.

O que esses homens tinham em comum, e porque os seus testemunhos de vida nos chegaram até os dias de hoje com tamanha força, sendo considerados por todos nós como heróis da fé? A resposta inequívoca é: Eles andaram humildemente com Deus! Mas o que significa exatamente isso?

Significa ter um amor tão grande por Deus e um zelo tão grande por Sua palavra ao ponto de dizer como Davi: “escondi a Tua Palavra no meu coração para eu não pecar contra Ti” (2). Quem descobre a preciosidade de andar com Deus não troca isso por nada!

Significa também desenvolver uma confiança inabalável no cuidado de Deus, ao ponto de dizer como Abraão disse diante da possibilidade de perder o seu precioso e único filho: “Deus proverá para si o cordeiro” (3). Quem descobre que a provisão de Deus sempre chega na hora certa não tem medo de nada!

Significa ainda desenvolver um amor tão profundo pelos seus semelhantes, ao ponto de colocar em risco a própria vida para salvar seus semelhantes como fez Moisés ao dizer ousadamente à Deus: “agora eu te rogo, perdoa-lhes os pecados; se não, risca-me do teu livro que escreveste” (4). Quem se preocupa com o que Deus se preocupa – pessoas – não tem medo de ser ousado, até mesmo com o próprio Deus!

A história de todos eles já está escrita. E são incríveis histórias de fé e realização em Deus. E a tua história? Todos eles em algum momento se consideraram, fracos, incapazes, sem recursos, sem saúde, mas confiaram suas vidas ao Eterno e aprenderam a andar humildemente com o seu Deus! Quem aprende a andar humildemente com Deus, não anda rápido demais, mas também não fica para trás. Aprende que “há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu” (5).

Como posso andar com Deus nos dias atuais, cheios de armadilhas? Decida quem será a autoridade na sua vida: se qualquer outra coisa ou a Palavra de Deus. Decida quem estará no comando de sua vida: seu ego, ou o Espírito Santo. Decida quem é o dono do seu tempo, dinheiro e dons: você ou o Deus soberano. Decida qual será a sua prioridade na vida: apenas o seu bem-estar, ou o Reino de Deus.

Decida! Se decidir você mesmo conduzir sua própria vida, arque com as consequências dessa decisão e não reclame de excesso de ansiedade e falta de sentido para a vida. Salomão testou esse estilo de vida e descobriu que que tudo é vaidade; é como correr atrás do vento” (6).

Porém, se decidir andar humildemente com o seu Deus, como fizeram Enoque, Noé, Abraão, Moisés, Davi, Jó, e tantos outros, prepare-se para uma aventura sem limites, cheio de significado e propósito, tendo a Trindade como companhia. Se decidir amar a Deus e obedecê-lo, não se preocupe com os desafios; você terá o próprio Jesus como advogado e o Espírito Santo como conselheiro. Do que mais precisamos?

© Emanoel Florêncio Mannô

1. Mq 6.8 - 2. Sl 119.11 - 3. Gn 22.8 – 4. Gn 32.32 – 5. Ec 3.1 – 6. Ec 1.14
________________________
Oração
 Querido Deus, obrigado por nos ensinar o que é viver em justiça e o que é amar a fidelidade. Ajude-nos também a andar humildemente com o Senhor. Pelos textos bíblicos conhecemos tantos homens e mulheres que agradaram o seu coração, pois, mesmo que tivessem falhas humanas, ainda assim o tinham como o principal bem da vida. Nos ensina a viver dessa forma; em justiça, fidelidade e humildemente contigo. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.