quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Devocional#09 - AFINAL O QUE É ADORAÇÃO?

Texto para memorização:
“Todas as coisas vêm única e exclusivamente de Deus. Tudo vive por seu poder, e tudo é para sua glória. A ele seja a glória para todo o sempre”(1)

Somos seres adoradores por excelência. Fomos criados com essa predisposição à adoração. A questão não é se você vai adorar, mas o que ou quem você vai adorar!

Mas o que é adoração? Adoração não se confunde com música, com um período do culto, ou como uma atividade específica. Todas essas coisas podem ser instrumentos ou “meios”, mas certamente não se confundem com adoração.

Em termos simples, adorar é fazer de todos os atos e ações, mesmo os mais simples, um ato de devoção ao criador. Em termos mais simples ainda, adorar é fazer Deus sorrir em cada movimento da vida!

Quando é que Deus sorri? Quando o amamos acima de qualquer coisa, quando confiamos nele completamente, quando damos graças continuamente, quando usamos nossas habilidades, ou seja, quando desenvolvemos uma amizade tão íntima com Ele que toda e qualquer atividade, em última instância, sempre buscará a glória de Deus!

Portanto, adoração não é parte da vida; é a vida! Ou ainda mais especificamente, é o jeito devocional de viver a vida.

Agora que você já sabe o que é adoração, voltemos a questão principal: o que ou quem vamos adorar?

Posto que somos adoradores inatos, se não adorarmos ao Deus Altíssimo, vamos adorar qualquer outra coisa: carreira, dinheiro, carro, casa, filho, time de futebol, política, artes, diversão e, entre tantas outras coisas, a nós mesmos!

Todas essas coisas podem suscitar em nós alguma admiração, mas jamais adoração. Do contrário, se tornam ídolos, passando de admiração à idolatria, o que é veementemente condenado pela Palavra de Deus.

Note no texto seguinte a singularidade a quem a adoração humana deve ser dirigida: “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele prestarás culto.”(2)

Em termos bíblicos, adoração é sempre uma reação espontânea a uma revelação. Foi assim com os pastores de Belém, com os profetas, com os magos do oriente, e também com a mulher samaritana: o Deus encarnado revelado em Jesus de Nazaré.

Viver em estado de adoração é viver consciente de que se está, o tempo todo, diante do sagrado, do divino, e em resposta a isso, render-se integralmente em obediência e alegre rendição, trazendo todas as dimensões da vida para dentro dessa esfera de consciência do sagrado.

O mais elevado anseio de Deus é que seus filhos o amem e adorem de tal maneira que vivam continuamente na sua presença, em espírito e em verdade.
                               

© Emanoel Florêncio Mannô

1. Rm 11.36 - 2. Mt 4.10
________________________
Oração
 Querido Deus, obrigado pelas escrituras sagradas na qual o Senhor se releva, mostra quem somos e como devemos agir. Através dela sabemos que nascemos para adorar, sendo assim, podemos nos reverenciar a qualquer coisa que não seja aquilo para que nascemos para adorar. Perdoe-nos por não adorá-lo como fomos criados para fazer. Revela-nos os ídolos para quem temos prestados adoração e nos ensine a ter somente o Senhor como bem maior nesse mundo. Pedimos no nome do Teu filho, Jesus Cristo. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.