terça-feira, 25 de novembro de 2014

Devocional#08 - VOCÊ TEM SEDE DE QUÊ?


Texto para memorização:
“Mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede...” (1)

Poucas coisas nos deixam mais agoniados do que a sede. Quando sedentos, somos tomados por impulsos que beiram o desespero e, para ver nossa sede aplacada, somos capazes de coisas impensáveis.

Se funcionamos assim no mundo biofísico, não funcionamos diferente em relação às pulsões da nossa alma. Tão logo nos damos conta de quem somos, mesmo ainda quando crianças pequenas, percebemos que nosso interior tem sede de algo, mas como não conseguimos definir com precisão aquilo que buscamos, então facilmente canalizamos essa sede para quaisquer outras coisas ou sensações.

Temos sede de acolhimento, de segurança, de perdão e de amor. Temos sede de pertencer, de conhecer, de empreender, de sentir, de consumir, enfim, nossa alma vai alimentando expectativas que vão nos deixando à beira da exaustão psicoemocional tornando-nos vulneráveis e presas fáceis a uma série de aprisionamentos espirituais.

Essa era justamente a situação da mulher samaritana cuja história nos é contada no capítulo quatro do evangelho de João.

Ela tinha sede da água do poço de Jacó, mas ela também tinha muitas outras sedes na alma. Com sede de amor e acolhimento, tentou saciar-se em cinco casamentos, todos eles frustrados. Mas a saga continuava e ela tentava engatar um sexto relacionamento, mas nada saciava sua alma.

Até que em um encontro fortuito com o Mestre da alma, lhe é oferecido uma “água viva” capaz de saciar toda a sede existente no seu interior.

Ao reconhecer Jesus como o Messias, ela não somente descobre suas outras sedes, mas também e principalmente descobre a fonte eterna para os seus anseios mais profundos. Ela descobre-se amada, cuidada, perdoada, curada e principalmente salva de suas sedes e de seu comportamento autodestrutivo.

Quando essa “fonte de água viva” começa a jorrar dentro de si, sua vida descobre uma nova dinâmica, mudando o foco de sua interminável busca de saciar os seus anseios pessoais, e passa ser porta-voz da boa notícia de que em Cristo todos os anseios humanos encontram saciedade.

Agostinho de Hipona tinha toda razão quando disse: Fizeste-nos, Senhor, para Ti e o nosso coração estará inquieto enquanto não descansar em Ti”.

Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.(2) Este continua sendo o amoroso convite do mestre de nossas almas.

O rio de águas vivas está passando bem à sua frente. Tudo o que você precisa é estender a mão para acessá-lo e receber graça, perdão, alívio e cura para a sequidão da alma.

E você? Você tem sede de quê?
                               

© Emanoel Florêncio Mannô

1. João 4.14 – 2. João 7.7
________________________
Oração
 Querido Deus, obrigado por se manifestar por meio da vida de Jesus de Nazaré. Através dele podemos ter acesso aquilo que pode nos tirar a sede. Muitas vezes temos sede de coisas, momentos e até de necessidades emocionais, porém, sabemos que somente em Jesus podemos saciá-la. Ajude-nos a confiar e descansar em Ti, para que não fiquemos inquietos com as situações da vida. Que possamos saciar todas as nossas sedes na presença do próprio Cristo. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.