sábado, 19 de julho de 2014

Devocional#34 - A CRUZ E O SACERDÓCIO UNIVERSAL


Texto para memorização:
“Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.”
1 Pedro 2.21


Sacerdócio universal significa que a cruz de Cristo nivelou todos os homens.

E nivelou tanto por cima, como por baixo.

A cruz nos nivelou “por baixo”, porque a Bíblia diz que todos os homens são pecadores: “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”. Todos estão debaixo da mesma condenação. Não há um justo sequer”.

A cruz nos nivelou “por cima”, porque ainda que pecadores, fomos redimidos, e a imagem de Deus foi reavivada em nós: Portanto, agora já não condenação para os que estão em Cristo Jesus”.

Agora todos podem aceitar a oferta de Deus de salvação e, por causa do sacrifício de Cristo, estão aptos a compor o reino de sacerdotes, o reino de Deus.

Na verdade a cruz me mostra duas coisas opostas: O quão miserável eu sou, e o quão amado eu sou. Miserável, porque nada em mim pode impressionar Deus; amado, porque apesar disso, Deus investiu o que tinha de mais precioso na minha redenção.

E aquilo que recebi de graça, preciso levar adiante de graça e com graça.

A cruz me lembra que viver o sacerdócio universal, significa tornar-se a resposta de Deus para a necessidade de alguém.

Você não precisa ser “alguém importante” para fazer isso. Precisa apenas disponibilizar-se para ser a resposta de Deus para a necessidade de alguém.

Na realidade, não se trata nem mesmo de uma escolha sua. O próprio Deus já te escolheu. Tudo o que você precisa é se disponibilizar: Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros”.

A cruz de Cristo é a fonte e inspiração do sacerdócio universal de todos os cristãos. Nela, Jesus nos deu o supremo exemplo da nossa missão. Ele foi a resposta de Deus para um mundo perdido e em sofrimento.

Viver esse sacerdócio é ser a resposta de Deus hoje à necessidade de alguém.

Siga o exemplo do Mestre Jesus: ofereça sua vida em sacrifício de louvor!



© Emanoel Florencio Mannô

________________________
Oração

Querido Deus, muito obrigado pelo sacrifício de Cristo na cruz. Sei que por mim mesmo não poderia fazer nada para estar diante de Ti de uma forma correta. Sei que sempre foi necessário um mediador entre o homem e Deus. Sendo assim, obrigado por nos escolher, em Cristo Jesus, para vivermos o sacerdócio santo e oferecermos sacrifícios espirituais a Ti; sacrifícios de louvor. Ensina-me a viver nesse reino de sacerdotes no qual eu possa me aproximar de Ti pela fé, aguardar por Cristo com esperança e encorajar os meus irmãos em amor. Ajude-me a viver de forma disponível para ser a Sua resposta à necessidade de alguém, que eu possa viver de forma encarnacional, ou seja, em serviço nesse mundo. Amém.
________________________


O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.