segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Devocional#12 - EM ESPÍRITO E EM VERDADE

Texto para memorização:
“No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São esses os adoradores que o Pai procura”.(1)

No antigo testamento a adoração tinha lugar para acontecer, tinha liturgias rígidas, precisava de um sacerdote intermediando os sacrifícios entre as pessoas e Deus. Esse era o sistema sacrificial do antigo testamento. A adoração obedecia a uma geografia. Porém com a vinda de Jesus ao mundo, todo esse sistema ficou obsoleto.

Porém, com sua fé despertada por Jesus, e como uma boa samaritana, a mulher quer saber mais sobre adoração. Ela quer saber onde é que se deve adorar: “Já que és profeta, nos diga: Onde se deve adorar? Qual é o lugar certo?”

          A resposta de Jesus é absolutamente esclarecedora: “Creia em mim mulher, que chegou a hora em que os verdadeiros adoradores aparecerão. Eles sabem que o Pai só pode ser adorado integralmente, se for em espírito e em verdade”.

Então agora Jesus revela um nível muito mais profundo da adoração. Não se trata de uma questão geográfica, denominacional ou da tradição, porque tudo isso não tinha aplacado a sede da alma daquela mulher. Ela continuava sedenta!

A questão não é onde se adora, mas como se adora. A adoração mais profunda é aquela que acontece no nível do espírito, que é o que há de mais profundo no ser humano. Deus é espírito e só pode ser adorado na dimensão do espírito. A adoração não é baseada na disposição do corpo, nem na pulsão dos sentimentos, mas é baseada na obediência em amor a Deus e à sua palavra. Essa é a adoração bíblica: profunda, espiritual e integral.

Jesus revela que a adoração mais profunda não é aquela que reconhece Deus pelo que ele pode fazer, mas é aquela que reconhece Deus por quem ele é! E quem Ele é? Ele é o Deus Altíssimo, criador e sustentador da vida, portanto a adoração lhe é devida.

E porque estamos diante desse Deus tremendum, só podemos lidar com a verdade: a verdade de quem Ele é, e a verdade de quem nós somos. Portanto, o meu discurso tem que ser condizente com a minha prática de adoração. Se eu afirmo que Deus é tudo para mim, então minhas ações devem demonstrar isso. A Bíblia chama isso de obediência da fé.

A adoração é profunda e integral, ou seja, é em espírito e em verdade, quando se ganha a consciência de que se está não apenas diante de um mestre, nem apenas diante de um profeta, mas diante do próprio Deus, o Senhor dos céus e da Terra!

Um mestre a gente segue; um profeta, a gente ouve. Mas, quando estamos diante de Deus? Bem, Deus a gente adora!

Quando a mulher samaritana percebe que está diante do Messias, ou seja, do próprio Deus feito homem, então sua vida inteira muda. Ela passa a viver um outro estilo de vida. Ela entende que a adoração não é algo que fazemos no domingo na igreja. A adoração é um jeito de viver. É um jeito de viver para a glória de Deus, em espírito e em verdade!
                       
© Emanoel Florêncio Mannô

(1)    Jo 4.23
________________________
Oração
 Querido Deus, obrigado por nos atrair cada vez mais para um relacionamento de intimidade contigo. Por muito tempo precisamos de um mediador sacerdote entre nós e o Senhor, mas sabemos que agora por meio de Cristo temos livre acesso. Ensina-nos a beleza de te adorar não porque sabemos o que Senhor pode fazer por nós, mas principalmente por quem o Senhor é. Ajude-nos viver em adoração constante, ter a adoração a ti como um estilo de vida. Pedimos no nome do seu filho Jesus Cristo. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.