segunda-feira, 25 de novembro de 2013

No Reino de Deus, mais Importante do Que Falamos é o Que Fazemos!


Devocional #12

"O que acham? Havia um homem que tinha dois filhos. Chegando ao primeiro, disse: Filho, vá trabalhar hoje na vinha. E este respondeu: Não quero! Mas depois mudou de idéia e foi.

O pai chegou ao outro filho e disse a mesma coisa. Ele respondeu: Sim, senhor! Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? O primeiro, responderam eles.

Jesus lhes disse: Digo-lhes a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus. Porque João veio para lhes mostrar o caminho da justiça, e vocês não creram nele, mas os publicanos e as prostitutas creram. E, mesmo depois de verem isso, vocês não se arrependeram nem creram nele”    (Mateus 21.28-32)

Os evangelhos registram ao menos 32 parábolas de Jesus. Jesus utilizava essas histórias da vida cotidiana da Palestina para que os seus ouvintes pudessem entender as verdades espirituais que ele estava ensinando. Eis aqui mais uma dessas parábolas.

Nela Jesus conta a história de um homem que tinha dois filhos. Como se sabe, na Palestina dos tempos de Jesus, ter filhos homens era uma vantagem porque isso implicava na sucessão familiar e também principalmente em mão de obra importante na construção do patrimônio da família.

Então esse homem chega para os dois filhos e diz para o primeiro: “Filho, vá trabalhar hoje na vinha”, mas surpreendentemente ele responde “não quero”.

Então o Pai se volta para o segundo filho e diz a mesma coisa e ele responde: “Sim, Senhor!, mas não foi!

Ocorre que o primeiro que tinha dito que não iria, mudou de idéia e acabou inda trabalhar na plantação do Pai. Já o segundo, que tinha dito que iria, acabou não indo!

Então Jesus pergunta aos seus discípulos: “Qual dos dois fez a vontade do Pai?” : Aquele que disse que IRIA mas não foi, ou aquele que embora tenha dito inicialmente que NÃO IRIA, acabou indo?

E Jesus mesmo responde: “Digo-lhes a verdade: os PUBLICANOS e as PROSTITUTAS estão entrando ANTES de vocês no Reino de Deus”.

Aqui está uma história bem curiosa entre o DISCURSO e a PRÁTICA da nossa fé.
Aqui também está a resposta do motivo pelo qual muita gente PROFESSA JESUS, crê em Jesus, gosta de ouvir falar em Jesus e de Jesus, mas na prática NÃO FAZ O QUE JESUS MANDA FAZER!

Nesta parábola dita por Jesus há importantes verdades espirituais, princípios de vida que aqui estão sendo ensinados”

A gente aprende com Jesus que não devemos acreditar cegamente no que as pessoas DIZEM, mas devemos observar se o que elas dizem CORRESPONDEM à sua PRÁTICA!

Mas parece que Jesus vai mais adiante. Ele diz: “entre você escolher uma pessoa que PROMETE mas não CUMPRE, é melhor lidar com uma que até diz NÃO, mas depois é capaz de MUDAR e fazer o que se pediu!

Esse ensinamento de Jesus tem efeitos práticos de longo alcance!

A fé cristã, não é algo apenas que você ACREDITA, não é apenas uma CARTA DE INTENÇÕES.

No reino de Deus, mais importante do que dizemos é o que fazemos!

Oração: Pai Celestial, da-nos a capacidade de agir ao invés de nos esconder atrás de intenções e desculpas. Queremos fazer a Tua vontade. Não permita que fiquemos apenas nos discursos de piedade, mas que sejamos de fato instrumentos e Deus agindo em um mundo necessitado de Deus!