terça-feira, 26 de novembro de 2013

Seguir a Jesus Não é Uma Questão de Intenção, mas de Engajamento!


Devocional #13


No capítulo 21 de Mateus, Jesus conta uma parábola em que um homem proprietário de uma plantação de uvas chega para os dois filhos e diz para o primeiro: “Filho, vá trabalhar hoje na vinha”, mas surpreendentemente ele responde “não quero”.

Então o Pai se volta para o segundo filho e diz a mesma coisa e ele responde: “Sim, Senhor! mas não foi!

Ocorre que o primeiro que tinha dito que não iria, mudou de idéia e acabou inda trabalhar na plantação do Pai. Já o segundo, que tinha dito que iria, acabou não indo!

Então Jesus pergunta aos seus discípulos: “Qual dos dois fez a vontade do Pai?” Aquele que disse que IRIA mas não foi, ou aquele que embora tenha dito inicialmente que não iria, acabou indo?

E Jesus mesmo responde: “Digo-lhes a verdade: os PUBLICANOS e as PROSTITUTAS estão entrando ANTES de vocês no Reino de Deus”.

O que Jesus está nos alertando nessa parábola é que alguém pode ser simpatizante de algo ou de alguma instituição com credibilidade, mas isso não isso significa que ela faça parte dessa instituição!

Alguém pode admirar muito o Corpo de Bombeiros, pode concordar com os seus valores, pode falar bem dos bombeiros, mas isso vai adiantar alguma coisa se na hora do incêndio, do desabamento a pessoa não estiver disponível e bem treinada para atuar?

Claro que não! Da mesma forma somos nós em relação ao Reino de Deus!

Viver os valores do Reino de Deus é encarnar seus valores, quais sejam: praticar a justiça, promover a paz e abrir os olhos da humanidade sobre as alegrias do Espírito.

Trata-se efetivamente de uma prática de vida, de um estilo de vida. Não se trata daquilo que você fala, nem do seu conhecimento a respeito de religião ou teologia! Não se trata de nada disso!

Ao contrário, se trata da nossa prática de fazer o que precisa ser feito!

E o que é que precisa ser feito? Precisamos AGIR como os bombeiros! Tirar pessoas do meio do fogo destruidor; tirar pessoas de debaixo dos desabamentos da vida!

Precisamos ir além do que acreditar, gostar, saber de coisas boas! Precisamos AGIR!

Precisamos nos engajar! Precisamos estar onde a batalha está acontecendo!

É por isso que Jesus diz: “Nem todo aquele que me diz, Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que FAZ a vontade do meu Pai”

Oração: Senhor, que sejamos os bombeiros desse mundo, livrando os perdidos do fogo eterno da eternidade sem Deus, e socorrendo as pessoas dos desabamentos e das tragédias da vida. Em Nome de Jesus. Amém.