segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Quem ama se Envolve!



Devocional #1


Estamos a pouco mais de 40 dias do dia do Natal e este período que antecede o Natal é sempre uma oportunidade de refletir na direção do que representa aquilo que chamamos de “o espírito do Natal”

Refletir é o primeiro passo. Sócrates, o grande filósofo grego que viveu cerca de 300 anos antes de Cristo, já havia entendido o valor de se achar o propósito e por isso ele disse: “a vida irrefletida não vale a pena”. Em outras palavras: “viver sem um significado, um sentido, um propósito, não vale a pena”.

Um objeto, um animal, não tem essa capacidade de pensar sobre o sentido, o propósito da vida, mas os seres humanos, não só tem essa capacidade, como também precisam fazer essa reflexão, sob pena de viver uma vida sem direção e sem sentido, porque quem não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve, inclusive nenhum lugar!

Então a grande pergunta da Vida é: POR QUÊ eu estou nesse mundo? PARA QUÊ eu existo? Porque o seu nascimento pode até ter sido um “acidente” para os seus pais, mas NÃO para Deus. A resposta a essa pergunta vai definir COMO sua vida será conduzida. A Bíblia ensina que Deus nos criou, não para que a gente vivesse não uma vida vazia ou voltada apenas para nós mesmos. Deus nos criou para que nós pudéssemos dar frutos, frutificar. Você nasceu com um “potencial para ser”, mas precisa desenvolver esse potencial. A esse processo a Bíblia chama de FRUTIFICAR.

Mas o que é FRUTIFICAR?
Frutificar significa “desenvolver algo a partir de sua essência”
Veja por exemplo a semente de uma fruta como a laranja. Primeiro tem uma semente que se desenvolve e forma uma bela ÁRVORE, que se desenvolve e que produz FRUTOS. Que frutos? A LARANJA! Poderia ser outra fruta? Claro que não, porque o FRUTO-LARANJA é o resultado do desenvolvimento da sua SEMENTE cuja essência é o FRUTO com as características que conhecemos como LARANJA. Analogamente é o que ocorre com Deus!

Deus é AMOR! O amor é a ESSÊNCIA de Deus. Isso quer dizer que TODOS os atos de Deus são motivados pelo AMOR. Todos os atos de Deus são Atos de Amor!

Deus também é JUSTIÇA. Os atos de Deus também são sempre atos de JUSTIÇA. Em Deus não pode frutificar a INJUSTIÇA. Deus não chama o MAL de BEM nem o bem de mal!

Mas Deus também é MISERICÓRDIA. Que é Misericórdia? É compadecer-se de alguém que não pode pagar a sua dívida. É justamente a MISERICÓRDIA que torna possível o AMOR e A JUSTIÇA andarem juntos. O amor de Deus não anulou sua justiça. Deus não deixou de reconhecer o mal e nem deixou de puni-lo, mas o fez em Seu filho amado Jesus. A misericórdia de Deus tornou possível o encontro do amor com a justiça.

O Natal, a entrada do Filho de Deus nesse mundo, representa ao mesmo tempo uma manifestação do AMOR, da JUSTIÇA e da MISERICÓRDIA de Deus.

AMOR – Deus tomou a iniciativa de nos salvar e redimir. Deus se envolver com a humanidade. É por isso que a SALVAÇÃO é um ATO do amor de Deus
JUSTIÇA – Toda a maldade do mundo, todo o pecado dos homens, foram despejados em Jesus na crucificação. Deus não chamou o MAL de BEM. A JUSTIÇA foi feita. O PREÇO foi pago!
MISERICÓRDIA -  A Misericórdia tornou possível Deus continuar ser AMOROSO, sem ser INJUSTO e ao mesmo tempo tornou possível Deus continuar sendo JUSTO, sem se tornar um Deus SEM amor

E o que tornou possível esse encontro do AMOR e da JUSTIÇA, que resultou em MISERICÓRDIA foi a VIDA e OBRA redentora de alguém EXTRAORDINÁRIO chamado JESUS DE NAZARÉ

No seu NASCIMENTO, na sua VIDA e OBRA, na sua MORTE e na sua RESSURREIÇÃO, todos os seres humanos puderam ver a manifestação do AMOR, da JUSTIÇA e da MISERICÓRDIA!

O nascimento de Jesus tem profundas implicações para nós porque com a entrada do Filho de Deus nesse mundo, Deus definitivamente se envolve com a humanidade. É isso que está dito em João 3.16

Esse envolvimento, esse amor de Deus, pelo homem criado à sua imagem e semelhança, mas que, enganado pela serpente no Éden, experimenta toda sorte de infortúnios ao ver-se separado de Deus, é descrito pelo evangelista João da seguinte forma: Porque Deus amou o mundo, de maneira tal, que deu o seu Filho...pela humanidade!

Agora note bem! Quando o Filho de Deus toma sobre si a nossa maldade, o nosso pecado e vai a cruz e lá é morto crucificado e a JUSTIÇA de Deus é satisfeita, NO MESMO INSTANTE O amor de Deus se manifesta com TAL PODER que traz Jesus novamente à vida!

Porém Jesus traz consigo um NOVO TIPO DE VIDA que só foi possível por causa do amor de Deus. Então essa vida trazida por Jesus é fruto do Amor de Deus, ou seja, sua essência é o AMOR.

E nós que cremos em Jesus fomos INSERIDOS nessa nova vida cuja essência é o AMOR, posto que frutificar significa desenvolver algo a partir de sua essência:

- Da essência da semente da laranja só pode vir a laranja. A laranja é o fruto, é o resultado.
- E quando o AMOR é a ESSÊNCIA? Quais são os frutos esperados? OS ATOS DE AMOR!
- E quando a JUSTIÇA é a essência, quais os frutos esperados? OS FRUTOS DE JUSTIÇA
- E quando a MISERICÓRDIA é a essência, quais os frutos esperados? OS FRUTOS DE MISERICORDIA!

Minha oração é que todos os atos da minha vida sejam motivados pelo AMOR, pela JUSTIÇA e pela MISERICÓRDIA. Que tal você orar assim também?