domingo, 24 de novembro de 2013

Você Precisa Agir Porque Diante de Jesus a Neutralidade é Impossível!


Devocional #11


Há personagens incríveis em toda a Bíblia. 

Alguns são objeto de muitas páginas; outros são brevemente citados, mas todos eles cumprem um script divino no sentido de jogar luz no plano de Deus de, através de Seu Filho Jesus, ir apresentando ao mundo a realidade do Reino de Deus.

Um desses personagens é um homem piedoso chamado Simeão, cuja breve história é registrada no capítulo 2 do Evangelho segundo Lucas. Ele ora assim:

“Meus olhos já viram a tua salvação...luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo”

Ele aguardava ansiosamente o Messias e Deus lhe disse que ele não morreria antes de vê-lo.

Movido pelo Espírito Santo, ele entrou no pátio do templo no momento exato em que José e Maria chegavam ali com seu filho de oito dias.

Foi um exemplo maravilhoso de sincronização divina. Naquele instante Simeão teve discernimento para reconhecer Jesus – ainda um simples bebê de 8 dias.

Quando alguém tem, de fato, um encontro com Jesus, isso aparece na sua vida de forma patente.

Não se trata de um “esbarrão” em Jesus, mas um “encontro” intencional com Ele, assim como aconteceu com a mulher curada de um fluxo de sangue, e também como este homem chamado Simeão.

Quando isso acontece, a vida da pessoa é impactada, seus valores são reordenados, suas prioridades realocadas, sua mente se expande, sua fé desperta.

De fato o que ocorre é aquilo que a Bíblia descreve como “novo nascimento”. Um “novo homem” para viver uma “nova vida”, sob uma “nova aliança” com Deus. De fato, “eis que tudo se fez novo”!

Veja os efeitos do encontro de Simeão com Jesus:

Primeiramente, Simeão discerniu em Jesus, a própria salvação de Deus
O que os seus olhos tinham visto foi o filho de Maria; porém o que ele disse ter visto foi a salvação de Deus, o Messias que Deus havia enviado para nos libertar da pena e da prisão do pecado.

Em segundo lugar, Simeão viu Jesus como a luz do mundo, que ilumina as nações e traria glória ao povo de Israel, com seus efeitos chegando até nós nos dias de hoje.

Em terceiro lugar, Simeão viu Jesus como um motivo de divisão, uma rocha que seria tropeço para alguns e edificação para outros. Ele faria com que alguns se erguessem e que outros caíssem.

A Vida de Simeão nos ensino um importante princípio: 

Diante de Jesus, a neutralidade é impossível.

Quem quer seguir a Jesus precisa se posicionar, precisa se envolver. Por quê? 

Porque o próprio Deus se envolveu em misericódia em amor quando enviou ao mundo o seu amado e único Filho: Jesus!

Cada um de nós está sendo convocado a agir em Nome de Jesus como luz do mundo anunciando que Jesus é a única solução para esse mundo perdido.

Isso pode gerar alguma oposição. Para alguns seremos inconvenientes e até um emepecilho aos seus interesses malévolos, mas não devemos nos intimidar. Somos assegurados pelas escrituras que “maior é o que está em nós do que o que está no mundo”

Portanto, faça como o piedoso Simeão. Discirna e envolva-se no reino de Deus. Quem ama se envolve!

Oração: Pai Nosso. Que assim como Simeão, nossos olhos possam contemplar a Tua salvação, e passamos estendê-la aos lugares mais necessitados como a Boa Notícia que o Reino de Deus chegou, está ao alcance da mão, e os que estenderem suas mãos para Jesus, jamais sairão de mãos vazias!