quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Você Faz Parte de Uma Grande Trama Divina de Amor Chamada Redenção


Devocional #10


Não estamos nesse mundo por acaso. Nem mesmo os eventos de nossa vida acontecem por acaso. Deus nos criou à sua imagem e semelhança porque tinha planos de, após nos salvar, nos incluir nessa grande trama de amor da trindade chamada redenção.

Mas o que a Bíblia chama de redenção. É o plano de Deus, concebido desde a eternidade, de reconciliar o homem e a criação consigo, através do sacrifício do “cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo", fazendo com que todas as coisas convirjam em Cristo, sendo tudo restaurado dos efeitos do entrada do pecado e da maldade no mundo.

E nós somos chamados a fazer parte desse grandioso plano de redenção cósmica. Você que é cristão precisa compreender e internalizar isso. Você não foi chamado para ser evangélico, ir a igreja aos domingos, gostar de religião ou qualquer coisa do tipo!

Você foi chamado para ser parceiro de Deus na redenção do mundo. Isso é o significado de se tornar discípulo de Jesus! Você consegue imaginar algum projeto de vida maior do que esse?

Mas quem é Jesus, o Cristo. Como Ele entrou no nosso mundo? Como Ele entrou na história?
O teólogo britânico John Stott nos ajuda a entender como isso aconteceu:

Após quatrocentos anos de espera silenciosa, de repente Deus quebra o silêncio, não através de um profeta, mas de um anjo. A mensagem que o anjo Gabriel trouxe a Nazaré deixou Maria perplexa – em parte porque ela seria mãe, embora fosse solteira e virgem, e em parte por causa dos três títulos superlativos que seu filho receberia.

Primeiro, ele se chamaria Jesus, indicando que receberia uma missão salvadora.

Segundo, ele seria grande, recebendo o nome acima de qualquer outro nome, o de Filho do Altíssimo.

Terceiro, ele reinaria sobre Israel para sempre. Na verdade seu reino nunca teria fim.

Salvador, Filho do Altíssimo e Rei Eterno – foram esses três títulos que o anjo disse a Maria que ele receberia.

Não é à toa que Maria ficou “perturbada” ou mesmo confusa com a mensagem do anjo. (Lc 1.29). Ela então perguntou ao anjo como isso aconteceria. E o anjo Gabriel respondeu de forma majestosa:

O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra... Pois nada é impossível para Deus”

Dois mil anos depois, a missão de Jesus é também a missão da Igreja, ou seja, cada um de nós seus discípulos que formamos o Corpo de Cristo: anunciar e sinalizar o Reino de Deus na história, fazendo o que Jesus faria se aqui estivesse, lutando contra toda forma de opressão e aprisionamentos, sejam eles espirituais, psicológicos, biológicos, sociais, relacionais ou de qualquer outra ordem.

Somos convocados para dizer ao mundo uma mensagem: O Reino de Deus chegou! Quem inaugurou esse Reino de Paz, Justiça e alegria no Espírito foi seu Filho amado Jesus, que é o único caminho de reconciliação do homem com o Deus.

Aliás, o Caminho, a Verdade e a Vida!

Em Jesus, Deus veio viver entre nós e se envolver em amor com a humanidade. Nós somos chamados a fazer o mesmo por que... Quem ama se envolve!


Oração: Pai Amado, que possamos nos livrar da mesquinhez de achar que estamos nesse mundo apenas para olhar para o próprio umbigo e cuidar apenas da nossa própria vida. Faz-nos enxergar a grandeza do papel que fomos chamados a desenvolver nesse mundo. Contamos com a imprescindível ajuda do Espírito Santo, tanto para reconhecer a missão como fazê-la. Estamos confiantes porque sabemos que “para Deus nada é impossível”.