terça-feira, 26 de novembro de 2013

Seguir a Jesus Não É Uma Questão de Crença, mas de Obediência!



Devocional #14

Estamos refletindo sobre a parábola contada por Jesus no capítulo 21 de Mateus, em que um homem proprietário de uma plantação de uvas chega para os dois filhos e diz para o primeiro: “Filho, vá trabalhar hoje na vinha”, mas surpreendentemente ele responde “não quero”.

Então o Pai se volta para o segundo filho e diz a mesma coisa e ele responde: “Sim, Senhor! mas não foi!

Ocorre que o primeiro que tinha dito que não iria, mudou de ideia e acabou inda trabalhar na plantação do Pai. Já o segundo, que tinha dito que iria, acabou não indo!

Então Jesus pergunta aos seus discípulos: “Qual dos dois fez a vontade do Pai?” Aquele que disse que IRIA mas não foi, ou aquele que embora tenha dito inicialmente que NÃO IRIA, acabou indo?

Veja o que está acontecendo com esses dois filhos:

O primeiro disse: “Não vou” mas foi! Note que o que ele DISSE foi superado pela sua AÇÃO!
E ele foi APROVADO como alguém que FEZ a VONTADE de Deus! O nome disso é OBEDIÊNCIA!

Já o segundo filho disse: “Eu vou sim, Pai!”, mas não foi! Note que, novamente, o que ele DISSE, foi SUPERADO pelo o que ele NÃO FEZ!

O segundo filho foi REPROVADO por falta de ENGAJAMENTO e portanto de OBEDIÊNCIA!

Essa parábola é uma analogia do significado de seguir a Jesus. Seguir a Jesus não é apenas uma questão de CRENÇA, mas sobretudo de OBEDIÊNCIA e ENGAJAMENTO no Reino de Deus!

Então Jesus fecha a conversa dizendo: “É por isso que os PUBLICANOS e PROSTITUTAS estão entrando ANTES de vocês no Reino”

Jesus disse isso porque muitos religiosos que já tinham conhecimento a respeito de Deus e do Reino de Deus, não se ENGAJAVAM para que esse Reino viesse e se tornasse uma realidade esperançosa entre os homens.

Já pecadores como Zaqueu e Maria, mesmo sem ter muito CONHECIMENTO das realidades espirituais, e apesar de suas fraquezas e pecados, se ARREPENDERAM e logo em seguida se tornaram altamente ENGAJADOS no Reino de Deus!

É por isso que todos e cada um de nós está sendo chamado a se engajar na missão de resgatar os perdidos com o nosso testemunho e com a nossa mensagem.

Não basta alguém saber sobre Jesus. Não basta alguém crer em Jesus. Fomos chamados por Deus para nos engajarmos no Reino de Deus. E isso é um sinal de OBEDIÊNCIA!

Que firmemos essa convicçãono nosso coração de que não é pelo muito falar, mas é pelo agir!

Os discípulos de Jesus não se ocupam em FALAR MUITO! Eles não precisam. Eles AGEM! Eles se ENGAJAM! Eles OBEDECEM ao CHAMADO!

Não precisam falar muito porque a sua própria vida GRITA! Sua vida é reconhecida pelos FRUTOS!

Oração: Pai Amado, dai-nos a benção de vivermos uma vida que reflita a Tua glória nesse mundo cheio de escuridão. Nos ajuda a internalizar no nosso ser que seguir a Jesus pela vida não se trata de ter um conjunto de crenças, mas viver em obediência a tudo aquilo que Ele nos ensinou como Caminho de Vida. Contamos com ajuda do Teu Espírito. Amém!