quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O Poder da Vida em Comunidade


Devocional #15

O texto de Marcos 2.1-5 relata mais um dos milagres realizados por Jesus.

Nesse episódio Jesus está em uma casa na cidade de Cafarnaum. O povo ouviu que Jesus estava nessa casa e muita gente afluiu para lá.

Muita gente se juntou dentro daquela casa de sorte que quem queria entrar não conseguia e quem estava dentro não queria sair.

Trata-se de mais um dos milagres que atestam QUEM Jesus é, isto é, aos poucos Ele vai se revelando como o Messias esperado há muito pela comunidade de Israel.

À medida que as pessoas vão sendo testemunhas desses milagres, vão identificando em Jesus as características do Messias prometido.

O que fazia Jesus lá? “Pregava-lhes a Palavra”, diz o evangelista Marcos.

Jesus lhes apresentava o Reino de Deus, quando todos foram surpreendidos com um homem sendo descido numa cama por seus amigos, através de uma abertura que haviam feito no telhado da casa.

E mais uma vez Jesus usa sua autoridade espiritual para perdoar os pecados daquele homem, além de curar-lhe de sua paralisia física.

A cena é inusitada. Imagine Jesus ensinando na sala de uma casa abarrotada de gente. De repente começa cair uma leve poeira sobre ele. 

Jesus olha pra cima e vê um homem sendo baixado numa cama através da abertura do telhado. Tente imaginar quão inusitada foi essa situação!

Para além da CURA de um homem paralítico, há outros importantes aspectos e ensinamentos cujo impacto e reflexo se estendem aos nossos dias, gerando fé, esperança e sabedoria.

O que podemos aprender com esse episódio da cura:

  • Aprendemos que o poder de Deus continua alcançando com misericórdia os necessitados.
  • Aprendemos que mesmo na busca por Deus, podemos estar insensíveis a necessidades ainda maiores que a nossa.
  •   Aprendemos também que o ambiente da fé pode ajudar até mesmo os que não podem mover-se até Jesus.
  • Aprendemos ainda que a cura não ocorre em resposta à fé do paralítico, mas à fé dos seus amigos.

 Oração: Pai Celestial, que possamos contar com amigos como esses do homem curado de sua paralisia, que são capazes de nos levar até Jesus, principalmente quando não temos condições de ir sozinhos. Que possamos também ser esses amigos!