quarta-feira, 25 de junho de 2014

Devocional#10 - NÃO SE TRATA DE FAZER ALGO, MAS DO QUE DEUS JÁ FEZ!


Texto para memorização:
“Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. ” Efésios 2.13


A boa notícia do evangelho não se confunde nem mesmo com religião. A religião é a tentativa de unir o homem a Deus através de crenças, ritos e códigos morais. Muitas dessas tentativas são até bem intencionados, mas sinceridade também não pode ser confundida com verdade. Alguém pode estar sinceramente enganado.

O problema é que depois de sua queda espiritual e moral no Éden, por si só o homem jamais conseguiria unir-se novamente a Deus. Seria o mesmo que alguém tentar levantar-se do chão puxando os próprios cabelos. É impossível! Por esta razão é que Deus tomou a iniciativa de salvar o ser humano. A salvação é um ato totalmente de Deus; ao homem cabe “receber” esse presente com arrependimento e fé. Isso é o que a Bíblia chama de conversão.

Entretanto, essa tentativa da religião faz com que seja internalizada nas pessoas a ideia de que é necessário fazer alguma coisa para impressionar Deus, justificando assim a sua salvação. Aqui está a origem de muitos enganos como: pagar promessas com sacrifícios, jejuns equivocados, e uma série de atos e comportamentos que tentam “fazer alguma coisa” para agradar ou impressionar a Deus.

A questão é que o Deus Altíssimo não “funciona” assim. Quem funciona assim, com esses melindres, são as divindades do mundo pagão. O Deus revelado em Jesus Cristo é o Deus de toda a graça e misericórdia, que não precisa sacrificar sua justiça para salvar o ser humano, porque Jesus já fez isso na cruz. Ele cumpriu a sentença que era nossa!

Então, não se trata de fazermos algo. O evangelho é a boa notícia do que Deus já fez por nós através de Jesus!

Não se trata de vir para Deus e fazer algo para impressioná-lo, como uma boa oferta, uma habilidade interessante, um dom destacado, um sacrifício, ou com um bom-mocismo em que Deus olhe e diga: ”Uau! Como você é interessante! Estou impressionado! ”. Não! O evangelho não é um convite para você fazer algo.

O Evangelho é uma declaração do que Deus já fez por você! E o que é Deus já fez?

Ele deu o Seu Filho para pagar pelos seus erros, seus pecados, e suas transgressões. O Evangelho diz: Está feito! Está consumado! Tetelestai!

O Evangelho não é nem mesmo uma exigência! O que é que Deus exige de mim? Nada! Não tem exigência nenhuma!

O que tem é uma oferta! Que oferta? “Quem quiser me seguir...! ” Deus oferece aquilo que você justamente não pode pagar!

Por quê? Porque a salvação é pela GRAÇA, e a graça não impõe, a graça oferece!

© Emanoel Florencio Mannô
________________________
Oração
Querido Deus, muito obrigado pelo perdão que concedeu a mim através da cruz que Jesus Cristo se entregou. Sei que o que foi feito é suficiente para a minha salvação, não há mais nada que seja necessário fazer. Ajude-me a ter essa consciência do evangelho apresentado nas escrituras, não me deixe ser levado por falsos evangelhos e doutrinas. Ensina-me a reconhecer que não tem nada que eu precise fazer para conseguir a salvação, mas em resposta a salvação que recebi tenho a responsabilidade de sinalizar o Seu reino às outras pessoas Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.