domingo, 22 de junho de 2014

Devocional#7 - A MATEMÁTICA DA MISSÃO


Texto para memorização:
“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e o Filho e do Espírito Santo... ” Mateus 28.19-20
 “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. ” Marcos 12.30

Há um termo muito utilizado nas organizações que reconhecem o valor e prezam pelo senso de missão: “Missão dada é missão cumprida”.

Dessa expressão se depreende ao menos duas coisas: 1) para quem está em missão não há a hipótese de não cumpri-la. 2) Não existe missão pela metade.

A Bíblia resume a missão dos cristãos no mundo a partir de duas expressões amplamente conhecidas como: Grande Comissão e Grande Mandamento.

Grande Comissão é o grande chamamento de Jesus para levar as boas novas ao mundo: Vão e façam discípulos de todas as nações...”Essa é a proclamação da mensagem ou evangelismo. Temos a mensagem da cura para os males espirituais e sociais do ser humano.

Já o Grande Mandamento, é a grande convocação para servir no mundo com amor e justiça. São as ações sociais: “Ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo...”. Quem ama cuida! Você não gostaria de receber amor, atenção, cuidado, etc.? Então, tudo o que você gostaria que os outros fizessem à você, faça aos outros!

Resumindo: Grande Comissão + Grande Mandamento = Missão Integral

Essa palavra “integral” também tem uma “derivada”: Evangelismo + Ação Social = Missão Integral

Essa é a matemática da missão! A missão só é missão, se cumprida integralmente. Então, mãos e pés à obra!

O mundo está aí com todo o seu sofrimento diante de nós. Somente pessoas com um profundo senso de missão, agindo no poder do Espírito de Deus, podem realmente fazer algo.

E o mundo só está assim porque não conhece - ou até mesmo ignora - a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável. Deus tem um plano maravilhoso de amor para o ser humano!

Qual é a nossa missão nesse mundo? É a mesma missão que Jesus cumpriu e nos comissionou a também cumprir, sob sua autoridade e no poder do Espírito Santo.

Isso significa declarar que não há solução para o ser humano fora da vontade de Deus; que todas as coisas precisam estar sob o senhorio de Cristo; que o trabalho, a saúde, o dinheiro, a criação dos filhos, os relacionamentos, tudo, absolutamente tudo, precisa ser trazido para dentro do reino de Deus, onde a vontade de Deus é plenamente realizada.

Se esse senso de missão for compreendido de modo mais integral como serviço cristão no mundo, abrangendo tanto o evangelismo como ação social – um conceito que nos é apresentado pelo modelo de missão do nosso salvador – então, os cristãos poderão, sob a direção do Espírito de Deus, fazer um impacto muito maior na sociedade; proporcional à nossa força numérica e às demandas radicais do comissionamento de Jesus Cristo.

Quando isso acontecer, quando cada discípulo de Jesus assumir a sua missão neste mundo, anunciando, vivendo e servindo a Deus e ao próximo, na esfera pessoal, local e global, então a missão estará sendo integralmente cumprida.

É nesse momento que se tornará realidade aquilo que Jesus espera de cada um de nós que somos a sua igreja: “as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18).

© Emanoel Florencio Mannô
________________________
Oração

Querido Deus, ajude-me a ter cada dia mais essa consciência de missão, assim como Jesus o tinha. Ensina-me a viver essa matemática da missão, na qual devo testemunhar com palavras e com demonstrações de amor através do serviço aos outros. Ajude-me a cumprir a missão que o Senhor deixou para os cristãos aqui na terra. Ensina-me a cumpri-la nas minhas ações pessoais, nas ações com meu pequeno grupo e na igreja local. Porém, sei que sua Igreja no mundo é muito maior, ajude-me a cumprir com essa missão também em nível global, junto com meus irmãos nas tarefas mais complexas do mundo. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.