quarta-feira, 25 de junho de 2014

Devocional#9 - NÃO SE TRATA DE MEROS BONS CONSELHOS


Texto para memorização:
“Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim. ” João 14.6

Se você estivesse em um hospital precisando de cuidados especiais, ficaria tranquilo se soubesse que a pessoa encarregada de administrar o medicamento em você não sabe muito bem o que tem dentro daquele recipiente onde vai o soro?

Claro que não, não é? Porque quando se trata de coisas importantes, algo que pode colocar em risco coisas importantes, inclusive a vida, a precisão da informação é tudo, não é mesmo? Imagine uma pessoa doente em estado grave, além de não receber o remédio adequado – que pode lhe salvar a vida - ainda receber o remédio errado – que pode provocar a sua morte?

Se o evangelho é a mensagem da missão, ou seja, a mensagem que o reino de Deus chegou, eu preciso ter certeza que entendi corretamente essa mensagem para comunicá-la aos outros com precisão, sob pena de não apenas eu estar enganado, como também estar enganando os outros.

Essa questão da precisão da mensagem também é importante para diferenciar caminho de estrada. Uma estrada pode levar a vários destinos, inclusive a lugar nenhum. Já o caminho, não! Caminho tem uma origem e um destino. Essa é uma diferença importante entre uma coisa e outra. Se isso já é tão importante em contextos geográficos, imagina quando se trata de questões espirituais como a vida eterna, ou seja, o outro lado da vida?

Será que existe um caminho para a vida eterna, ou é possível chegar através de várias estradas? A Bíblia vai dizer que, não apenas existe um só caminho, como vai afirmar categoricamente que Jesus Cristo é o caminho; aliás é o único modo de chegarmos a Deus. Se estamos tentando ir a Deus por outros meios, não estamos indo pelo caminho e podemos estar inclusive em um beco-sem-saída.

Quando se trata da vida eterna, qual é o destino? Deus. A vida só pode acontecer nEle. Qual é a origem? O Espírito Santo. Somente desfrutam da vida eterna os nascidos do Espírito. E qual é o caminho? Jesus Cristo. “Ninguém vai ao Pai a não ser por mim”, disse ele mesmo.

A Bíblia diz: “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte” (Pv 14.12). Na verdade, não são nem mesmo caminhos, são becos-sem-saída. Se você não está no caminho-Jesus, cuidado!  Você pode estar em um beco-sem-saída, ou simplesmente numa estrada existencial que não leva a lugar nenhum.

Da mesma forma que estrada não é caminho, bons conselhos também não é evangelho. O evangelho não se confunde e nem se limita a alguns bons conselhos. Se alguém está achando ser o evangelho apenas um bom conselho para alguma área da vida, vai se decepcionar, porque a sua mensagem não se propõe a remediar consequências, mas tratar a causa. Senão vejamos:

Um bom conselho sobre carreira e negócios você vai e consegue em uma boa consultoria. Um bom conselho sobre como enriquecer, talvez os bancos possam te ajudar. Um bom conselho sobre como “fechar o corpo para o mal ou para o azar”, talvez um desses feiticeiros modernos possa lidar com isso.

O evangelho tem muito a dizer sobre trabalho, dinheiro, proteção espiritual e muitas outras coisas, mas essas coisas não são e nem definem o evangelho.

Porque o Evangelho não se resume a um conjunto de bons conselhos? Porque esse presente de Deus chamado salvação, implica em transformação de TODA a vida, em todas as áreas e dimensões. Não se trata de apenas uma “reforminha pontual”, mas uma mudança de mente e coração na direção de uma nova consciência de vida.

O chamado de Deus através do evangelho é para que Ele seja o centro de sua vida, não apenas mais uma coisa da sua vida. É uma questão de quem está no comando, quem controla a sua vida. Ou é você, ou é Deus!

Palavras de Jesus: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz siga-me” (Lc 9.23). Não tem meio termo. Ou Deus está no governo da sua vida, ou a sua vida, amigo, já está sem controle, porque você já deve ter percebido que você não controla nada. Nem os seus impulsos!

Você é um péssimo motorista para a sua vida! Chegar a essa conclusão é um sinal de maturidade espiritual.
Você não precisa de bons conselhos, você precisa de transformação. E essa transformação só pode ocorrer quando fazemos de Jesus o nosso caminho de vida.

© Emanoel Florencio Mannô
________________________
Oração
Querido Deus, muito obrigado pelo perdão que concedeu a mim através da cruz que Jesus Cristo se entregou. Sei que o evangelho de Jesus Cristo é a maior informação que alguém poderia possuir, sei que é a mais revolucionária! Ajude-me a ter ousadia para comunicar esse evangelho da forma que ele está registrado nas escrituras, não como um bom conselho, mas como a verdade que traz vida nova. Apresentar o evangelho de Cristo e não um genérico. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.