sábado, 28 de junho de 2014

Devocional#13 - NÃO SE TRATA DE MAIS UMA FILOSOFIA, MAS DO PODER DE DEUS


Texto para memorização:
“Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...” Romanos 1.16

À experiência de o homem ter desobedecido a Deus, ter sido enganado pela serpente no jardim do Éden, ter escolhido comer da árvore do conhecimento do bem e do mal em vez de comer da árvore da vida, e então desencadear todo tipo de sofrimento na raça humana chamamos de queda. Queda moral e espiritual do homem.

Desde essa tragédia, o homem tem tentado salvar a si próprio dessa condição, sem sucesso. Nessa aventura alucinada, tem tentado substituir Deus pelas mais variadas coisas e experiências como dinheiro, fama, poder, sexo, consumo, experimentando apenas prazeres passageiros que acabam redundando em culpa, medo e desespero, porque nada disso resolve o seu problema.

Esse vazio existencial experimentado pelo ser humano sem Deus foi bem retratado por Blaise Pascal ao afirmar que há um vazio no formato de Deus no coração de todo homem”.  

Os seres humanos foram criados por Deus como seres morais. Isso quer dizer que não apenas experimentamos um impulso interno para fazer o que cremos ser o certo, mas também temos um sentimento de culpa e remorso quando sabemos que fizemos o errado. Esse é um aspecto essencial de nossa humanidade.

Dada essa situação da raça humana, precisamos de algo que seja muito mais que bons conselhos ou de uma nova filosofia. Autoajuda, ensinos morais ou coisa parecida também não resolverão nosso problema essencial.

Embora essas coisas possam ter alguma utilidade, o ser humano precisa mesmo é de redenção, isto é, precisa ser resgatado das prisões do pecado e entrar num relacionamento com Deus por meio da graça e do “pagamento” feito na morte de Jesus.

Jesus ilustrou essa condição humana como de alguém incapacitado fisicamente. Por nós mesmo somos cegos diante da verdade e surdos para não ouvir a sua voz. Mancos, não conseguimos andar em seus caminhos. Mudos, não conseguimos louvá-lo nem falar dEle aos outros. Ora, quem não pode ver, ouvir, andar e falar, está morto! É por isso que a Bíblia vai dizer que o homem está morto em seus delitos e pecados”.

Mas se os seres humanos estão de fato moral e espiritualmente cegos, surdos, mudos, mancos e até mortos, prisioneiros do príncipe das trevas, é ridículo supor que por conta própria, ou com a ajuda de algo meramente humano ele possa ser resgatado de suas prisões.

Como diz John Stott, somente Jesus Cristo, pelo seu Espírito Santo, pode abrir os olhos dos cegos e os ouvidos dos surdos, fazer os mancos andarem e os mudos falarem, despertar a consciência, iluminar a mente, fazer arder o coração, afetar a vontade, dar vida aos mortos e resgatar os escravos do domínio de satanás.

Entendeu porque o ser humano precisa de redenção? Somente o evangelho de Jesus pode fazer isso, “porque é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. “

Não se trata de mais uma filosofia; não se trata de uma autoajuda qualquer; não se trata de um conjunto de bons conselhos; não se trata também de uma ética domesticada: faça isso, não faça aquilo!

Do que se trata, então? Trata-se do mesmo poder que ressuscitou Jesus dentre os mortos, o poder da ressurreição, o poder regenerador de Deus!

O evangelho transforma pessoas! Recupera no homem a imagem de Deus perdida.

O Evangelho restaura a dignidade humana e prepara o homem para a eternidade.

Não se trata de uma maquiagem no caráter, nem mesmo de aprender bons costumes.

O Evangelho é o Poder de Deus para fazer do ser humano uma nova criatura, uma nova pessoa, a cada momento mais semelhante à Jesus Cristo!

© Emanoel Florencio Mannô
________________________
Oração

Querido Deus, muito obrigado pelo perdão que concedeu a mim através da cruz que Jesus Cristo se entregou. Ajude-me a compreender cada vez mais a relevância, verdade e o poder do evangelho para esse mundo, para todas as pessoas. Ensina-me a ter o Seu evangelho como principal fonte de vida, a tê-lo não como mais uma filosofia de vida, mas como o poder de Deus. Esse poder que é responsável e motivador de qualquer mudança em nós e no mundo. Ajude-me a compartilhar esse evangelho que é o poder de Deus para salvação daquele que crê. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.