quarta-feira, 18 de junho de 2014

Devocional#3 - O JEITO DE DEUS DE VIVER A VIDA


Texto para memorização:
“Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”.
Mateus 6.10

Uma das afirmações mais impressionantes da fé cristã é que o Deus criador do universo, todo-poderoso e autossuficiente, cria o ser humano para se relacionar em amor com Ele. É como se um Deus, sem necessidade de absolutamente nada, criasse uma “necessidade” para si.

Disso decorre que fomos criados para sermos amados por Deus e para amarmos a Deus. O Deus da Bíblia é um Deus que deseja se relacionar com o ser humano feito à sua imagem e por isso resolve se auto revelar, e ao fazer isso, não só revela o seu amor, mas também um plano maravilhoso para a vida do ser humano. Na verdade se trata do jeito de Deus de viver a vida. Um plano que é bom, perfeito e agradável (Rm 12)

Na verdade só existem dois jeitos de se viver: o jeito de Deus e o jeito errado. É como fazer funcionar uma máquina: ou ela funciona perfeitamente como o manual, ou funcionará do jeito errado. Mas o que é o jeito errado? É a tentativa de viver independente de Deus. Essa tem sido a tentação humana desde o Éden.

Da mesma forma que Deus tem um plano (de vida) para o homem, o diabo também tem (de morte). Sendo o maligno um ser sagaz, tudo o que ele quer, não é que você faça a vontade dele – diabo. O que ele deseja é que você NÃO faça a vontade de Deus. E a melhor forma dele fazer você não fazer a vontade de Deus, é convencer você a fazer a PRÓPRIA vontade. Nesse caso ele terá conseguido o seu intento.

Se o jeito certo de viver a vida é o jeito de Deus, então não só precisamos conhecer bem esse jeito, como também precisamos proclamar a todos essa boa nova. A Bíblia chama isso de proclamação do evangelho da Graça de Deus.

Aliás, essa era a missão de Jesus e ele nos comissionou a cumprir a mesma missão: revelar a VONTADE do Pai ao mundo. “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28.19,20)

Explicar aos outros o que é a vontade de Deus, isto é, o jeito de Deus de viver a vida, faz parte da nossa missão de vida. Na verdade a Bíblia chama isso de Reino de Deus. O que é o reino de Deus? É o ambiente onde a vontade de Deus se cumpre plenamente.

É por isso que Jesus nos ensinou a orar pedindo que o reino venha: “venha o teu reino, seja feita a tua vontade”. Explicar aos outros o que é a vontade de Deus é sinalizar o reino de Deus no mundo.

Como é que a gente faz isso? A gente diz para alguém: Deus ama você e você precisa conhecer a vontade de Deus para a sua vida. Na verdade, Deus está te chamando para o reino dele, o Reino de Deus.

Aí alguém dirá: “me explica como é isso”. Aí você dirá: Na verdade, nessa SOCIEDADE de Deus - o Reino de Deus - se vive uma NOVA VIDA. “E como é que eu faço para viver essa nova vida?” Bem, para viver essa NOVA VIDA nessa NOVA SOCIEDADE, é preciso se tornar um NOVO SER HUMANO.

Ah, é? E como eu faço para me tornar um NOVO SER HUMANO? Ora, para se tornar um NOVO HOMEM, viver uma NOVA VIDA, numa NOVA SOCIEDADE, é preciso você NASCER DE NOVO!

Mas aí alguém dirá: “Ora, isso é impossível! ” Aí você dirá: “para o homem é impossível, mas para Deus tudo é possível”. Mas então o que eu tenho que fazer? “Creia No Senhor Jesus Cristo...”

Essa é a nossa missão de vida: contar aos outros que o reino de Deus chegou entre os homens. Faz parte da sua missão de vida tornar conhecida a vontade de Deus para o ser humano. Em outras palavras, você deve espalhar essa boa notícia que é o jeito de Deus de viver a vida.

Se você fosse portador de uma informação que possibilitaria a cura do câncer ou da Aids, você não a espalharia?

© Emanoel Florencio Mannô
________________________
Oração

Querido Deus, ajude-me a ter cada dia mais essa consciência de missão, assim como Jesus o tinha. Ensina-me a viver no centro de sua vontade. Sei que se me deixar levar pela lógica desse tempo viverei centrado em mim mesmo, ajude-me a ser um agente de transformação nesse mundo demonstrando às pessoas o quão bom é viver para Ti. Sei que um dos compromissos que tenho como missão de vida é anunciar o evangelho integral às pessoas, portanto ajude-me a fazê-lo sinceramente. Amém!   
________________________


O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.