sábado, 21 de junho de 2014

Devocional#6 - AS DIMENSÕES DA MISSÃO


Texto para memorização:
“Então, Jesus aproximou-se deles e disse: ‘Foi me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e o Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei com vocês, até o fim dos tempos’. ” Mateus 28.19-20

Afinal, minha missão de vida é pessoal ou comunitária? Ela deve acontecer no meu contexto local ou o mundo todo é o contexto da minha missão?

Bem, agora que você já sabe que somente uma vida missional, sendo empoderada pelo Espírito de Deus, pode ser capaz de cumprir os propósitos eternos de Deus, e que o fato de trazermos Deus para o centro da vida faz com que tudo encontre o seu devido lugar.

Agora que você também já sabe que faz parte de sua missão de vida, tanto anunciar as boas-novas quanto testemunhar com a própria vida esse jeito de Deus de viver, através da proclamação, do testemunho e do serviço, e isso define não só o que você fala, mas também o que você é e o que você faz.

Agora que você já está consciente da integralidade da missão e que Deus está interessado em redimir todos os aspectos e dimensões da vida humana através de Cristo, e que a isso chamamos evangelho integral, está na hora de saber qual o locus da missão. Em outras palavras, qual é o lugar ou ambiente mais adequado pra você cumprir a sua missão de vida.

Na verdade a nossa missão de vida só será completa se entendermos que ela acontece em três dimensões da vida: pessoal/local/global

A primeira dimensão é a dimensão pessoal. É aquilo que você pode fazer sozinho, que depende somente de você, e para isso Deus te equipou com dons espirituais e habilidades que precisam ser desenvolvidos, além de dar o penhor do seu Espírito. Essa é a dimensão pessoal da sua missão: ser um agente do reino de Deus falando, visitando, escrevendo, cuidando, ensinado, compartilhando, enfim, se doando. Só precisa de disposição porque ousadia o Espírito disponibiliza. Isso é cumprir o seu chamado na dimensão pessoal.

A segunda dimensão é a dimensão local.  Há coisas que só podem ser enfrentadas coletivamente e isso significa que você terá de se juntar a outras pessoas para cumprir essa parte da missão. Esse é o ambiente da comunhão nos pequenos grupos: igreja/ família/trabalho/escola/etc. Há empreendimentos que não podem ser feitos sozinho, essa missão é coletiva, então é necessária a força da comunhão nos pequenos grupos e na igreja local.

Há ainda uma terceira dimensão em que você deve cumprir a sua missão: é a dimensão global. É quando você é chamado para compor o “exército dos agentes do reino de Deus” que estão em missão no mundo todo. É a rede de discípulos de Jesus que atua através da sinergia da comunhão e do serviço, expressando a realidade e a vitalidade do corpo de Cristo. São causas que precisam ser enfrentadas de forma global: ninguém pode vencer sozinho a fome, a violência, o racismo no mundo, bem como o esgotamento do planeta. É preciso uma ação global, dos cristãos, das igrejas, das organizações paraeclesiásticas, enfim, de todos os homens e mulheres de bem, imbuídos do Espírito de Cristo, para agir em amor e aplacar o sofrimento espiritual e social de milhões de pessoas ao redor do planeta.

Esse é o ambiente ou o locus da sua missão:

NÍVEL PESSOAL => deixe-se ser usado por Deus. Seja a solução para o problema de alguém.
NÍVEL LOCAL => experimente a força da comunhão em pequenos grupos e na igreja local.
NÍVEL GLOBAL => Aliste-se no exército de Deus formado por homens e mulheres de boa vontade em todo o mundo servindo em ações de amor e justiça que sinalizam que o reino de Deus chegou!

E aí? Vai ficar parado? Se disponibilize! O Espírito já lhe reservou sua cota de ousadia!

© Emanoel Florencio Mannô
________________________
Oração

Querido Deus, ajude-me a ter cada dia mais essa consciência de missão, assim como Jesus o tinha. Ensina-me a amá-lo com toda minha força, alma, inteligência e dedicação para que possa cumprir com a missão que o Senhor deixou para os cristãos aqui na terra. Ajude-me a cumpri-la nas minhas ações pessoais diariamente. Porém, ajude-me na compreensão do valor e no processo de unir-me com sinceridade à um pequeno grupo e a igreja local para comunitariamente cumprir essa missão. Sei que sua Igreja no mundo é muito maior, ajude-me a cumprir com essa missão também em nível global, junto com meus irmãos nas tarefas mais complexas do mundo. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.