sexta-feira, 27 de junho de 2014

Devocional#12 - RELEVANTE E VERDADEIRO


Texto para memorização:
“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. “
João 17.17

Vivemos em um tempo de profundas mudanças: sociais, econômicas, e principalmente culturais. Há uma profunda desconfiança de tudo que possa representar autoridade.

Há atualmente três tipos de pensamentos que dominam os ambientes das escolas, empresas e meios de comunicação em geral. Eles são conhecidos como relativismo, pluralismo e humanismo.

O que se conhece como relativismo é a ideia de que não existem mais certezas absolutas. Tudo é relativo.

Esse pensamento leva à outro. Se tudo é relativo, então não existe uma verdade absoluta, mas várias verdades, ou seja, cada um tem a sua verdade.

Isso tudo leva a uma terceira concepção de que o homem não só é capaz de resolver todos os seus problemas e dilemas, como também o ser humano passa a ser o centro e a medida de todas coisas. A esse tipo de pensamento dá-se o nome de humanismo.

À esse conjunto de pensamentos que permeiam o nosso tempo dá-se o nome de Pós-Modernismo. O que é o pós-modernismo? É o conjunto de pensamentos dominantes de nosso tempo onde todo o tipo de autoridade está sendo questionada, e que tudo passou a ser relativo, pluralizado e centrado na pretensão da capacidade ilimitada do ser humano de lidar com seus problemas.

Como é que podemos comunicar as boas novas do reino de Deus em um ambiente tão hostil e inconstante como o nosso? Veja o que diz William Temple: “O evangelho é verdadeiro sempre e em todos os lugares; ou ele não é, de forma alguma, o evangelho nem verdadeiro”.

O que significa ser relevante: é algo que diz respeito ao momento, de grande valor ou interesse, indispensável, algo que faz diferença. O que significa ser verdadeiro: é algo que não é fictício, imaginário ou enganoso; é algo que não perde sua autenticidade.

Tem gente que a acha que o evangelho é algo bom, verdadeiro, mas é difícil de seguir e não mais diz respeito aos dias de hoje. Há outros que acham que para o evangelho ser relevante é preciso torná-lo mais maleável, mais adaptável aos dias atuais. Ambas são visões distorcidas. Talvez os próprios evangélicos tenham parte da culpa desses equívocos; ou porque suas vidas não são coerentes com o que pregam, ou fazem do evangelho um jugo insuportável.

É verdadeiro porque Deus é totalmente confiável, Deus “não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa” (Nm 23.19). Não há sombra de variação em Deus. Também é verdadeiro porque o evangelho tem o testemunho da história. Jesus veio ao mundo, nasceu, viveu, morreu, ressuscitou e ascendeu aos céus pelo poder de Deus, e desde então bilhões de seres humanos encontraram direção, sentido e salvação para a vida acessando a vida eterna.

O evangelho é relevante porque ele continua sendo a resposta aos grandes dilemas da alma humana, especialmente os problemas do mundo contemporâneo. Embora tenha havido grandes descobertas científicas e desenvolvimento tecnológico nos últimos 2000 anos, os problemas da alma humana continuam basicamente os mesmos. Essencialmente, o ser humano mudou muito pouco e suas buscas continuam sendo basicamente as mesmas.

A questão é: como comunicamos essa mensagem à um mundo desconfiado de qualquer coisa que lembre autoridade? Devemos ser verdadeiros, relevantes e também criativos. À um mundo desconfiado e ávido por mudança, devemos oferecer o nosso testemunho de vida;

Devemos demonstrar com a própria vida o jeito de Deus de viver a vida. E quando nos perguntarem porque é que vivemos assim, responderemos: fomos salvos por Jesus Cristo, nascemos do Espírito, somos nova criatura, já estamos vivendo a nova sociedade do reino de Deus, e o nosso futuro está garantido porque Jesus venceu a morte em sua ressurreição e abriu a porta da eternidade para todos os que confiam e fizeram dele Salvador e Senhor de suas vidas.

Não precisamos nem “dourar a pílula”, nem “superficializar” a mensagem. Precisamos apenas testemunhar a relevância e a verdade do evangelho da graça de Deus com a nossa própria vida.

© Emanoel Florencio Mannô
________________________
Oração

Querido Deus, muito obrigado pelo perdão que concedeu a mim através da cruz que Jesus Cristo se entregou. Ajude-me crer ainda mais na relevância e verdade do evangelho bíblico, não numa ideia de cristianismo genérico. Ensina-me a viver de forma testemunhal nesse mundo para que as pessoas tenham oportunidade de conhecer o Seu evangelho. Ajude-me a viver à Sua maneira e não a minha, pois sei que assim posso ser um livro em que as pessoas poderão ler o verdadeiro evangelho. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.