segunda-feira, 23 de junho de 2014

Devocional#8 - A MELHOR NOTÍCIA DO MUNDO


Texto para memorização:

“Vão pelo mundo todo e preguem a todas as pessoas. ”
Mateus 16.15

  
A palavra evangelho significa boa nova ou boa notícia. Mas qual é a boa notícia? É a esperançosa notícia de que o reino de Deus chegou, está entre os homens e está acessível às pessoas. É o anúncio de que Deus tomou a iniciativa de buscar o ser humano no meio dos seus erros, equívocos e pecados e fez a oferta de uma nova vida.

O evangelho é sobretudo uma mensagem de reconciliação do homem com Deus, e que para efetuar essa reconciliação, Deus enviou o Seu Filho Jesus Cristo para pagar pelos pecados do mundo, e por isso a cruz foi necessária.

Na verdade a mensagem encarnou – tomou forma humana – em Jesus de Nazaré. Por isso a Bíblia vai ensinar que Jesus Cristo é a própria mensagem. Nas palavras do apóstolo João: “O verbo (a palavra) se fez carne (tomou forma humana) e habitou entre nós e vimos a sua glória, glória como do unigênito, vindo Pai, cheio de graça e de verdade” (1.14)

Mas qual é a fonte do evangelho? O evangelho tem origem em Deus, mas é revelado através do Filho Jesus Cristo, por isso que Ele é o caminho. Caminho para quê? Para a salvação integral dos homens.

Mas do que é que o ser humano precisa ser salvo? De uma série de coisas e situações que o impede de ser verdadeiramente livre, como Deus o criou originalmente. Nesse sentido, a mensagem do evangelho é uma mensagem de liberdade ou de libertação.

O evangelho nos liberta de algumas coisas, mas também nos liberta para algumas coisas.

O poder da ressurreição nos liberta da culpa, do nosso ego, do medo, porque alguém esmagado pela culpa, aprisionado pelo ego e paralisado pelo medo jamais poderá dizer que é livre. Há libertação da culpa, porque ele morreu por nós; do ego, porque podemos viver na força de sua ressurreição; do medo, porque ele reina com todas as coisas debaixo dos pés.

Por outro lado o evangelho nos liberta para algo surpreendente e elevado. Somos libertos para sermos nós mesmos. A verdadeira liberdade é para ser eu mesmo, assim como Deus me fez e como ele pretendia que eu fosse: foi para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5.1).

E Deus me fez para amar! Amar a Ele com todo o meu ser, e ao meu próximo do mesmo jeito que amo a mim mesmo.

Repare que se realmente vivêssemos dentro desse princípio, não precisaríamos sequer de uma única lei? Quem seria tolo de fazer mal a si mesmo?

Esse é o cerne dessa boa notícia: O evangelho é a boa nova de libertação, e faz parte da sua missão de vida, anunciar que na cruz, Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens os seus pecados” (2Co 5.19)

Se somos os portadores dessa boa notícia que liberta o ser humano, então o que devemos fazer? Bem, se você tivesse a informação da cura da AIDS ou do câncer, o que você faria? Reteria ela somente para você, ou espalharia para o maior número possível de pessoas?

Pois bem, você tem a mensagem que pode curar os males espirituais e sociais do ser humano. Você tem a mensagem para libertar o oprimido, levantar o caído, curar o enfermo, salvar o perdido, enfim, proclamar a liberdade e a libertação que há em Cristo Jesus.

Faz parte da sua missão anunciar que há um jeito de viver a vida do jeito de Deus; que ninguém mais precisa ficar aprisionado, amargurado, oprimido, desesperançado da vida, porque aquele que é a própria vida está entre nós.

E o seu nome é Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo, aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele é a própria boa notícia encarnada!

© Emanoel Florencio Mannô
________________________
Oração
Querido Deus, muito obrigado pelo perdão que concedeu a mim através da cruz que Jesus Cristo se entregou.  Obrigado pois agora tenho livre acesso a Ti e passarei a eternidade contigo! Agora posso viver da forma que fui criado para viver, não mais sendo o senhor da minha vida, mas ter o próprio Cristo como meu Senhor. Que boa notícia é essa! Sendo assim, sabendo que essa é a melhor notícia do mundo, que essa mensagem do evangelho pode transformar qualquer vida, ajude-me a compartilhar com aqueles que ainda não O conhece. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.