sexta-feira, 20 de junho de 2014

Devocional#5 - A MISSÃO É INTEGRAL


Texto para memorização:
“Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou cabeça de todas as coisas para a igreja”. Efésios 2.22

“Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. Romanos 11.36

Afinal, com o que Deus se preocupa?

Deus se preocupa com o ser humano feito à sua imagem e semelhança e que por causa da tentativa de viver independente dEle – isso é o que a Bíblia chama de pecado – abriu caminho para que todos os aspectos e dimensões da vida humana fossem negativamente afetados pelo mal, gerando todo tipo de sofrimento e destruição à sua criação, sobretudo aos seres humanos.

A boa notícia é que Deus resolveu consertar tudo isso. Á todo esse processo de Deus colocar todas as coisas no seu devido lugar chamamos redenção. Deus quer fazer isso, já fez e está fazendo isso através de Cristo e do seu Espírito, e nos convoca também para essa grande empreitada de trazer todo o universo para o senhorio de Cristo Jesus.

Chamamos isso de Missio Dei – a missão de Deus – e a missão de Deus, que também é a nossa missão é integral, ou holística. Que isso quer dizer? Quer dizer que Deus não está interessado em salvar apenas parte – a alma -  do ser humano, mas está interessado em redimir todos os aspectos e dimensões da vida humana, e que a salvação de Deus através de Cristo inclui a libertação espiritual da alma humana, mas também o resgate da dignidade humana.

Que mais isso significa? Significa que todas as coisas – eu disse todas, mesmo – precisam ser trazidas para dentro do Reino de Deus para que experimentemos sua boa, perfeita e agradável vontade. O trabalho, o lazer, a cultura e arte, o social, as habilidades, a sexualidade, a política, o cuidado com o corpo e com a natureza, enfim, absolutamente tudo deve ser trazido para dentro do reino de Deus, porque no reino todas as coisas encontram o seu devido lugar porque Deus em Cristo é o centro e fonte de todas as coisas.

A missão de Deus é integral porque Deus quer salvar o homem todo. Um corpo sem alma é apenas um defunto, da mesma forma que uma alma sem corpo é apenas um fantasma. Deus não quer salvar defuntos ou fantasmas, Ele quer salvar o homem em todas as suas dimensões: corpo, alma e espírito. Daí o evangelho ser uma mensagem de salvação para todos os homens, mas também para o homem todo.

Não temos que escolher entre evangelizar pessoas ou ajudar pessoas com ações sociais. As duas coisas devem ser inseparáveis porque uma explica a outra. Nós temos uma mensagem de salvação, por isso agimos coerentemente em fé fazendo boas obras. Nós fazemos boas obras encarnando nossa mensagem de salvação pela fé. Por isso a nossa missão é integral.

Nesse sentido, tanto cada um de nós, seja agindo individualmente ou agindo coletivamente em nossa igreja local, precisamos assumir esse duplo aspecto da missão: evangelismo e ação social.

Evangelizamos porque somos a comunidade da adoração, que convoca todos os homens ao arrependimento trazendo Cristo para o centro da vida e experimentando salvação completa. Fazemos ação social porque também somos a comunidade do serviço, onde a nossa fala se traduz em prática da salvação: a fé sem obras é morta, da mesma forma que obras sem fé não podem salvar!

Jesus era assim: suas palavras eram coerentes com sua prática e suas ações eram coerentes com sua mensagem. A Missio Dei – a missão de Deus - é integral, e a nossa missão deve ser também!

Que tal você refletir agora sobre as áreas de sua vida que ainda não estão sob o senhorio de Cristo. Refletir é um bom começo, mas não deixe de agir no sentido da mudança. Afinal, a fé sem obras é morta!

© Emanoel Florencio Mannô
________________________
Oração

Querido Deus, ajude-me a ter cada dia mais essa consciência de missão, assim como Jesus o tinha. Ensina-me a viver no centro de sua vontade. Ajude-me a submeter todas as coisas da minha vida ao senhorio de Cristo Jesus, sei que se assim o fizer tudo ficará no lugar certo. Ensina-me a ser um agente de transformação na vida das pessoas, que o meu pregar também seja através de palavras, mas também que minhas ações, de suprir as necessidades dos meus próximos, sejam parte do meu testemunho. Sei que compartilhar o Seu Evangelho e amar o meu próximo são mandamentos para os cristãos, ajude-me a cumprir esse chamado. Amém!    
________________________


O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.