terça-feira, 17 de junho de 2014

Devocional#2 - COLOCANDO TUDO NO DEVIDO LUGAR


Texto para memorização:
“Disse Jesus: a minha comida é fazer a VONTADE daquele que me enviou e concluir a sua obra”
João 4.34 

Se houve alguém na história que compreendeu perfeitamente o significado de missão foi Jesus Cristo. Sua vida foi a própria encarnação da missão que recebera do Deus-Pai. Veja o que diz esse texto impressionante da carta aos Hebreus 5.8,9:

“Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu; e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte da salvação eterna para todos os que lhe obedecem”

Esse texto impressiona porque revela que Jesus estava tão comprometido com a missão que recebera do Pai que foi às últimas consequências para cumpri-la. Ele provou com a sua própria vida que somente vale a pena viver por aquilo que também vale a pena morrer!

Não por acaso a Bíblia apresenta Jesus como sendo o caminho. Aliás, foi ele mesmo que se apresentou assim: “eu sou o caminho”. Antes de tudo compreenda o que é caminho.

Caminho não é estrada. Estrada é algo que leva para qualquer lugar, caminho não! Caminho tem uma origem e tem um destino. Você sai de um lugar definido para chegar em outro lugar também definido.

Jesus não disse: eu sou a estrada! Ele disse: “eu sou o caminho”. Mas caminho para onde e para quem? Deixemos o próprio Jesus responder: “ninguém vai ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14.6)

A missão de vida de Jesus era revelar o Pai aos seres humanos: “a minha comida e bebida é fazer a vontade do Pai” (Jo 4.34). Em outras palavras, Jesus diria: “eu me alimento disso”: cumprir e tornar conhecida a vontade do Pai. Talvez alguém pergunte: “porque é importante CONHECER a vontade de Deus?” Paulo, apóstolo, responderia assim: porque “a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável” (Rm 12.2)

Na verdade, a vontade de Deus é tudo o que precisamos conhecer e experimentar nessa vida. Porque a vontade de Deus sendo conhecida, experimentada e colocada no centro da vida, todas as outras coisas - trabalho, sentimentos, dinheiro, lazer, família, carreira, negócios - enfim, tudo encontrará o seu devido lugar. Por outro lado, se a vontade do Pai não for o centro da nossa vida, todas as demais coisas estarão fora do lugar.

Quando o trabalho está fora do lugar ele causa estresse; quando o dinheiro está fora do lugar ele aprisiona; quando a família está fora do lugar ela vai se diluindo. Aí vem Jesus e diz: “Busquem primeiro o Reino de Deus (isto é: onde a vontade de Deus se cumpre) e as DEMAIS coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33)

Jesus vivia por uma causa, era disso que ele se alimentava: viver e tornar conhecida a vontade do Pai porque ela é o segredo da vida. Ele quis nos ensinar que tendo essa vontade no centro da vida, todas as outras coisas que precisamos nos serão acrescentadas, ou seja, todas as outras coisas encontrarão o seu devido lugar.

© Emanoel Florencio Mannô
________________________
Oração

Querido Deus, ajude-me a ter cada dia mais essa consciência de missão, assim como Jesus o tinha. Ensina-me a acreditar em Ti e me envolver com a missão que tenho na vida. Ajude-me a ser fiel em todo o tempo, pois sei - pela Tua Palavra - que a sua vontade é boa, perfeita e agradável, sendo assim, sei que não seria completamente feliz se não estiver cumprindo a minha missão nesse mundo.
________________________
O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.