quinta-feira, 26 de junho de 2014

Devocional#11 - O EVANGELHO É UMA OFERTA, MAS NÃO É INCONDICIONAL


Texto para memorização:
“Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões – pela graça vocês são salvos. “ Efésios 2.4-5


Quando olhamos para as implicações do evangelho, a boa notícia da parte de Deus, e seu impacto na vida do ser humano, concluímos que, de fato, é a melhor notícia do mundo, ainda mais quando ganhamos consciência de que tudo o que precisava ser feito já foi feito por Deus, através de Jesus Cristo. A cruz representou e representa tudo isso.

Quanto à essa oferta de Deus, eu não preciso fazer nada além de receber em fé esse presente, crendo que Deus é totalmente confiável para cumprir sua Palavra.

Entretanto, dizer que o evangelho é uma oferta não quer dizer que ele tenha pouco ou nenhum valor. Ao contrário, seu valor é tão alto que nos seria impossível pagar.

O evangelho é uma oferta de Deus; não nos custa nada justamente porque custou tudo a Deus. O evangelho é uma oferta graciosa de Deus, mas não é uma oferta incondicional. Da mesma forma que o evangelho oferece perdão dos pecados (oferta), também exige arrependimento (condição).

Deus não impõe a salvação às pessoas que não a querem. Ele oferece salvação, mas não obriga ninguém a aceita-la. Os homens pecadores não podem ser perdoados se persistirem em apegar-se a seus pecados.

Veja o seguinte exemplo: considere o nascimento de um bebê em um determinado país. O seu nascimento é um presente de Deus, através dos seus pais biológicos. Ele jamais poderia pagar por isso. Sua existência é um presente da vida, que independe dele mesmo justamente porque ele não poderia fazer nada a respeito.

No entanto, depois de nascida, e à medida que vai ganhando consciência de sua existência, a criança vai percebendo que a vida somente se sustenta se ela levar em conta algumas condições, que dão continuidade e segurança para a própria vida, inclusive se sujeitar às leis do país em que vive.

Assim também acontece com a nossa vida espiritual. O novo nascimento é um presente de Deus, porém, depois de nascidos do Espírito, precisamos atentar para as condições que nos mantenha vivos e em segurança, inclusive vivendo sob as “leis” do reino de Deus.

E aqui temos mais uma boa notícia: toda a “lei” de Deus se resume em AMAR! Amar a Deus sobre todas as coisas, e amar ao próximo do mesmo jeito que eu me amo e me cuido.

Esse é o único fardo dos que nasceram de novo, aqueles que nasceram do Espírito: o fardo do amor! Não por acaso Jesus disse: “o meu fardo é leve e o meu jugo é suave”.

O evangelho é a oferta de Deus de um recomeço para o ser humano. É de fato um novo nascimento. É uma oferta porque ele não precisa pagar nada - Jesus já fez isso.

Mas esse novo nascimento só faz sentido se é para viver uma nova vida. Ninguém nasceria de novo para viver a mesma vida. É por isso que o arrependimento, a mudança de mentalidade para uma nova consciência de vida, é a condição da oferta.

O evangelho é uma oferta extraordinária de Deus, mas essa oferta não é incondicional. Ela exige um novo estilo de vida: o jeito de Deus de viver!

© Emanoel Florencio Mannô
________________________
Oração

Querido Deus, muito obrigado pelo perdão que concedeu a mim através da cruz que Jesus Cristo se entregou. Ajude-me a ter o Seu evangelho como motivador para uma nova vida a cada dia, que eu não seja mais o senhor da minha vida, mas que o próprio Cristo possa ser o meu constante Senhor. Ensina-me a cumprir essa lei apresentada nos evangelhos bíblicos de que devo amar a Deus com todas as minhas forças e ao próximo como amo a mim mesmo. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.