terça-feira, 16 de junho de 2015

Devocional#02 - CONHECER PARA ENSINAR


                                       Discípulo é o aluno que aprende as palavras, os atos e o estilo de vida de seu mestre com a finalidade de ensinar outros. ¹
Keith Phillips


Ao sermos comissionados pelo próprio Jesus, surge-nos a pergunta de qual deve ser a postura que devemos ter frente a esse chamado, que não foi feito por uma pessoa qualquer ou até mesmo de uma pessoa que simplesmente amamos, mas sim daquele que nos trouxe a vida.

Sim, foi a própria pessoa que se entregou por nós que nos trouxe uma “Missão de Ensinar”. Mas ensinar o quê? Quais são os ensinamentos que Jesus nos comissionou à comunicarmos para todas as pessoas?

O evangelho de Mateus afirma que, antes de subir aos céus, Jesus disse que todos aqueles que são seus discípulos deveriam ensinar tudo aquilo que ele mesmo havia comunicado a eles, ou seja; tudo aquilo que eles tinham visto o Messias fazer, tudo aquilo que eles tinham ouvido o Filho de Deus falar e o estilo de vida do próprio Jesus. Porém, pode nos surgir uma pergunta importante: como nós, os moradores de cidades tão diferentes da época de Jesus, devemos ensinar as pessoas?

Muitas pessoas afirmam que as cidades do nosso tempo são mais neuróticas, mais violentas, mais populosas, mais ocupadas, com mais opções de entretenimento, portanto, as pessoas são mais difíceis de ensinar. Outros ainda dizem que as pessoas da cidade não aceitam os valores do reino de Deus, ensinados por Jesus, por não ser mais possível serem vividos hoje. Na verdade, questionam até mesmo se Jesus era quem disse que era, ou seja; o Filho de Deus e o messias. Nas diferentes cidades aceitam Jesus como um mestre, um revolucionário do amor, um profeta ou qualquer outra coisa, mas não acreditam que ele nasceu de uma virgem, não acreditam em sua divindade e que ressurgiu dos mortos. O mais estranho é que alguns que se confessam serem cristãos também não acreditarem naquilo que a própria Bíblia afirma. Esse é o desafio para o tempo em que vivemos.

           Percebe-se então, que ao olharmos rapidamente, as coisas parecem estar mais difíceis na atualidade do que na época em que os discípulos de Jesus viveram. Será que está mesmo pior? A resposta pode ser positiva ou negativa, dependendo do contexto que vivemos. Porém, sabemos que na cidade de São Paulo não corremos o risco iminente de morte como uma pessoa que vive em cidades tomadas por radicais religiosos. Assim como, em nosso contexto não é comum vermos cristãos morrendo por causa da fé que confessam publicamente. Mas, a pergunta ainda persiste: como devemos agir frente a missão que Jesus nos trouxe de ensinar todas as pessoas?

       Não são poucas as pessoas que confessam serem cristãs simplesmente por ser uma religião que se torna cada vez mais famosa em nosso contexto, sendo assim, afirmam serem discípulas de Jesus mas não aceitam a responsabilidade do discipulado cristão. Pessoas que dizem amar a Cristo, mas vivem focadas nas diferentes áreas de suas vidas e não se engajam na missão dada para os discípulos de Jesus de Nazaré. Alguns até mesmo “pregam” aquilo que somente ouviram, não o que conhecem de fato; há aqueles que não conhecem o livro que revela quem é o Deus que afirmam crer, o livro que demonstra os passos daquele que afirmam seguir.

       Para cumprir a “Missão de Ensinar” devemos antes conhecer o Cristo e, não é possível conhecê-lo sem ter contato real e significativo com o livro que o revela; a própria Bíblia. Conhecer as escrituras é requisito básico para àqueles que aceitam serem discípulos de Jesus e querem, de fato, seguir os seus passos. Quantas vezes Jesus citou o Antigo Testamento para pregar sobre o evangelho do reino?

       Precisamos conhecer, real e significativamente, para ensinar. Devemos conhecer para ensinar! Foi para isso que o nosso mestre nos chamou, ele nos trouxe uma “missão de ensinar” e devemos estar aptos para realizar com êxito aquilo que nos foi confiado. Não é possível cumprir essa missão sem nos negarmos! Não podemos nos esquecer das palavras do próprio Jesus:

Quem quiser seguir-me tem de aceitar minha liderança. Quem está na garupa não pega na rédea. Eu estou no comando. Não fujam do sofrimento. Abracem-no. Sigam-me, e mostrarei a vocês o caminho – para ser realmente salvo. ²

Questões para Reflexão:
1. Você concorda que muitos que confessam a fé em Jesus não conhecem os passos dele? É possível ser discípulo sem conhecer o seu mestre?
2. Para você, a Bíblia narra os passos de Jesus? Onde você aprende seguir a Cristo?
3. Você poderia citar, ao menos, cinco ações comuns de Jesus Cristo?

© Antonio Gama
______________________________________

¹  Phillips, Keith. A Formação de um Discípulo. São Paulo: Editora Vida, 2008, p. 

19.

²  Marcos 8.34-35. (A Mensagem)
______________________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.