sexta-feira, 19 de junho de 2015

Devocional#05 - TESTEMUNHO E DISCIPULADO



Mais uma vez nos deparamos com o desafio da encarnação de renunciar ao evangelismo feito com frases de efeito, e, em vez disso, nos envolver com sensibilidade nos dilemas reais dos homens.¹  
John Stott


Jesus comissionou todas as pessoas que aceitariam o senhorio dele para serem não apenas seguidores, mas em essência, se tornarem discípulos no mundo. E quando nos comissionou, o fez trazendo uma sequência lógica para a nossa missão na cidade. Afirmou que deveríamos ensinar todas as pessoas a praticar o que ele próprio nos ensinou. Ou seja, o que nos foi comunicado pelas escrituras sobre o estilo de vida de Cristo é o que devemos viver e também ensinar as outras pessoas.

O que Jesus afirmou quando nos trouxe a “grande comissão” é que o nosso discipulado deve ser intencional, tanto para cada um de nós quanto para as pessoas que somos chamados a discipular. Mas, como devemos discipular intencionalmente as pessoas? O que devemos fazer e quais formas devemos utilizar para cumprir com essa “missão de ensinar”?

Precisamos, antes, nos lembrar que o contexto de vida nas cidades é tão intenso e avassalador que muitas vezes o simples fato de vivermos na realidade urbana já nos faz perceber alguns sinais de necessidades que aparecem para qualquer cidadão. As pressões da vida urbana e a lógica moderna de vida individualista trazem problemas emocionais que tem levado muitos ao desespero e angústia mesmo que constantemente vivam rodeadas por pessoas. Sabemos que não é nem possível listar os problemas psíquicos que aparecem como resultado de se viver nas cidades.

É por causa da realidade emergente, dessa era das cidades, que precisamos ficar atentos em como podemos cumprir com a “grande comissão” mesmo que cada um de nós também sinta na pele esses problemas, passando pelas mesmas angústias de toda a população urbana. Esse também é um dos desafios para os cristãos desse século.

Afinal, o nosso chamado não foi para vivermos em um monastério, retirado da cidade, pelo contrário, devemos ir em direção a ela para ajudar as pessoas que vivem nesse contexto. Sabemos que muitos cristãos estão concentrados também em centros urbanos e passam pelas mesmas situações, por esse fato, viver em missão como um discípulo de Jesus se torna um desafio cada vez maior.

O que é necessário resgatarmos é a realidade que o próprio Jesus afirmou para aqueles que seriam seus discípulos. Que no mundo teríamos momentos difíceis, mas que deveríamos ter bom ânimo, pois ele mesmo venceu o mundo e que, por causa disso, ele estaria conosco nos ajudando a vencer também. Essa é uma das diferenças entre aqueles que tem Jesus como seu amigo e Senhor, pois mesmo que passem dias difíceis diante dos dilemas e as angústias da cidade, sabem que tem alguém que está constantemente com eles, os ajudando a viver com ânimo. A maior dificuldade é viver as tensões da cidade e não ter com quem contar!

E foi exatamente para isso que fomos comissionados, para sinalizar uma nova forma de viver no mundo, uma nova forma de encarar e passar pelos problemas que surgem na vida e, sobretudo, para apresentar o próprio Cristo como esperança para os momentos de tensões e angústias da vida urbana. Somos comissionados para discipular a população da cidade que necessita urgentemente de paz na alma, tranquilidade emocional e ser resgatados espiritualmente.

Somos chamados para sinalizar um reino que nos ensina viver de forma saudável e, apresentar um Deus que nos resgata do egocentrismo e nos oferece a real salvação para a vida eterna. Uma vida eterna que recebemos quando reconhecemos o senhorio de Jesus sobre a nossa vida, que nos traz uma nova realidade de paz mesmo em meio a tanta desesperança divulgada nas mídias, retratando uma cidade em caos constante.

Jesus nos convida para esse “testemunho e discipulado intencional” em que a verdadeira vida possa ser sinalizada através da nossa forma de viver no mundo. Através da nossa “vida testemunhal”, que se transforma em uma pregação constante sobre os valores do reino de Deus e do estilo de vida de Jesus.

Questões para Reflexão:
1. Você concorda que há muitos problemas nas cidades e que isso tem levado muitas pessoas ao desespero e angústia? Já imaginou passar por essa situação sem Jesus?
2. Será que somos realmente enviados a viver em missão em um contexto como esse?
3. Você acredita que sua missão como discípulo de Jesus é ter uma vida testemunhal e fazer, constantemente, um discipulado intencional nas cidades? Por quê?
4. Você acredita que onde vive é exatamente o lugar que foi enviado para missão?

© Antonio Gama
______________________________________

¹  Stott, John. A Missão Cristã no Mundo Moderno. Minas Gerais: Ultimato, 2010, 

p. 98.
______________________________________
O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.