domingo, 28 de junho de 2015

Devocional#13 - O PODER PARA SERVIR


Nós assistimos, fascinados, o Espírito missionário criando um povo missionário e impulsionando-os a saírem em sua tarefa missionária. ¹
John Stott


Um bom esportista sabe que para além de suas habilidades, treinos e disciplina, não é possível vencer qualquer competição sem um “impulso interno” que sempre o estimula a treinar mais, a praticar mais e a se dedicar ainda mais. 

Outro fator que é necessário para que um atleta seja bem sucedido no esporte é o que chamamos de “motivação externa”. Sem o impulso e sem a motivação, mesmo que haja habilidade, o treino e a disciplina sofrem consequências negativas. Assim, qualquer atleta mesmo habilidoso pode não realizar um objetivo que havia estabelecido.

A ideia aqui não é falar sobre a competição, o treino ou a disciplina, mas especificamente sobre a motivação e o impulso que faz um atleta chegar ao seu objetivo. A motivação é uma ação que faz com que alguém haja disciplinadamente para atingir um fim almejado e o impulso é aquilo que empurra uma pessoa a seu objetivo final.

Mas qual a relação desse assunto com a “missão de servir”? O que a motivação e o impulso têm a ver com a missão que recebemos de Jesus?

Acredito que essas duas características podem nos ajudar a compreender melhor o papel do Espírito Santo no cumprimento de nossa missão na cidade. Devemos nos lembrar que no anúncio da “grande comissão”, Jesus afirmou que com toda a autoridade que lhe fora dada, ele estava enviando seus discípulos a irem pelas cidades e fazerem discípulos.

       Não somente no texto acima, mas também vemos Jesus afirmar que ele não deixaria seus discípulos sozinhos, pois enviaria o Espírito Santo de Deus para estar com eles, e, com todos aqueles que também se tornassem seus discípulos no futuro. ²

Além de várias características do Espírito Santo descritas nos quatro evangelhos, surge também a compreensão de que não conseguiremos cumprir a missão que recebemos de Cristo sem essa ação de “impulsionar” e de “motivação” do Espírito de Deus agindo em nós.

Por causa da natureza do pecado original vivemos constantemente centrados em nós mesmos, sendo assim, somente o Espírito de Deus pode gerar em nós a disposição para nos voltarmos para o nosso Criador e para o cumprimento da missão que recebemos do seu filho Jesus.

Para constantemente vivermos centrados naquilo para o qual fomos criados, ou seja, para um “estilo de vida de serviço”, precisamos ser motivados pelo Espírito Santo. Somente ele pode nos fazer viver para a glória de Deus através do nosso serviço às pessoas. Mas assim como a motivação é recebida e pode fazer um atleta focar nos seus objetivos e ser vitorioso, assim os discípulos devem receber a motivação do Espírito de Deus para cumprir com a “missão de servir”.

Mas não somente a disposição faz de um atleta ser bem sucedido no seu objetivo, o “impulso” que recebe também o ajuda no processo. Da mesma forma, aquele que se confessa como discípulo de Jesus precisa ser “impulsionado” pelo Espírito de Deus, pois esse é o poder para servir.

Para ser impulsionado é necessário estar em prontidão para a ação. E quando se é impulsionado pelo Espírito Santo, é a missão de Deus que estará sendo feita através de seus filhos no mundo. Portanto, o poder para a realização da missão não é gerado pelo homem, mas ocorre ao passo que o discípulo de Cristo se coloca à disposição do Espírito Santo para a missão que Deus está fazendo em toda a sua criação.   

Não podemos nos esquecer que é o próprio Deus que está em missão no mundo e ele constantemente chama seu povo para viver em missão nas cidades. Só faz sentido ser o povo de Deus se vivermos também em missão naquilo que ele está fazendo na história com toda a sua criação. E para vivermos centrados em missão no mundo precisamos do Espírito Santo de Deus.

Questões para Reflexão:
1. Você concorda que para cumprir a missão precisamos de impulso e motivação?
2. Você acredita que o Espírito Santo de Deus é o poder para missão cristã no mundo?
3. Sua relação com o Espírito Santo tem sido sincera, verdadeira e fiel? Você tem o Espírito de Deus como um parceiro para uma vida de serviço? Por quê?
4. Você tem se deixado ser influenciado pelo Espírito para a missão do povo de Deus na cidade? Você tem uma vida de serviço? Qualquer sua relação com o Espírito de Deus?

© Antonio Gama
______________________________________

¹ Stott, John. Ouça o Espírito, Ouça o Mundo. Minas Gerais: ABU, 2005, p. 369.
² Mateus 28.18-20 e João 14.15-31, respectivamente.
______________________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.