segunda-feira, 15 de junho de 2015

Devocional#01 - MISSÃO DE ENSINAR


                                        O discipulado como união com a pessoa de Jesus Cristo coloca o discípulo sob a lei de Cristo, ou seja, sob a cruz.¹
Dietrich Bonhoeffer


Somos mais de quarenta e dois milhões de evangélicos no Brasil reunidos em milhares de igrejas espalhadas em diversas cidades desse país continental. Diferentes igrejas com seu jeito de ser e suas escolhas de ação; algumas decidem focar sua atenção somente na espiritualidade dos seus frequentadores, outras ainda, na prática diária das disciplinas espirituais focando na oração, jejum e leitura bíblica. Há aquelas que dedicam todos os esforços na transformação de situações de risco e de pobreza, o que é muito comum nas periferias das grandes cidades.

É a partir desse paradoxo que nos perguntamos: se há essa quantidade enorme de pessoas que afirmam serem cristãs, porquê há ainda tantas necessidades, pobreza, pessoas em situação de risco, corrupção e falta de testemunho?  Será que esses problemas das diversas cidades é também responsabilidade dos cristãos? Qual é de fato a tarefa dos cristãos no mundo? Qual deveria ser a postura frente aos problemas, angústias, conflitos e indiferença que é possível ser vista na cidade? Será que Cristo nos chamou para somente frequentarmos às igrejas no primeiro dia da semana?

Para compreender melhor a missão cristã na cidade nada melhor do que relembrarmos as palavras daquele que é a pessoa central na fé dos cristãos; o próprio Jesus de Nazaré.

Alguns dias depois da ressurreição dentre os mortos, rodeado pelos seus discípulos e várias outras pessoas, Jesus afirma a postura que cada um dos seus discípulos deveriam ter daquele instante em diante:

Resoluto, Jesus os instruiu: ‘Deus me autorizou a comissionar vocês: vão e ensinem a todos os que encontrarem, de perto e de longe, sobre esse estilo de vida, marcando-os pelo batismo no nome tríplice: Pai, Filho e Espírito Santo. Vocês devem ensiná-los a praticar tudo o que tenho ordenado a vocês. Eu estarei com vocês enquanto procederem assim, dia após dia, até o fim dos tempos.’ ²

Essas palavras não são somente uma recomendação àqueles que seguem a Jesus de Nazaré e também não pode ser encarada como se fosse uma opção para aqueles que afirmam serem seus discípulos, essas são palavras carregadas de forte ênfase de mandamento, ou seja, essa é a “Grande Comissão” para os cristãos de todas as cidades.

Nessa grande comissão percebe-se que uma das primeiras responsabilidades que Jesus nos entregou foi para uma “Missão de Ensinar” todas as pessoas. Porém, como devemos ensinar todas as pessoas? Quais são os métodos, as formas e os jeitos para tal ensino? E será que isso faria alguma diferença significativa para as pessoas da cidade?

Esse será um caminho de busca para nós. Por enquanto, basta nos lembramos que não é possível ser discípulo de Jesus sem fazer o que ele fazia, sem fazer o que ele nos disse para fazermos e sem seguir os seus passos, pois, não é dessa forma que os discípulos seguem seus mestres. Eles devem agir como se estivessem em uma brincadeira tão conhecida das crianças: “siga o mestre”. Porém, a questão principal é que não estamos em um jogo de crianças, mas recebemos o “chamado” e “missão” daquele mesmo que se entregou em um madeiro a favor de cada um de nós, trazendo-nos a paz, mudando o nosso destino eterno e restabelecendo a nossa comunhão com Deus.

É esse Cristo que comissiona cada um dos discípulos espalhados nas diversas cidades do nosso país e do mundo. Que o exemplo de vida do próprio Jesus de Nazaré possa ser a motivação para buscarmos a transformação da cidade através do ensino.  

Questões para Reflexão:
1. Você acredita que Jesus comissiona todos os cristãos para viver em missão no mundo?
2. Você se enxerga como um fã, um seguidor ou um discípulo de Jesus de Nazaré?
3. Quais diferentes há entre essas três formas de se relacionar com Jesus?

© Antonio Gama
______________________________________

¹  Bonhoeffer, Dietrich. Discipulado. São Leopoldo: Sinodal, 2014, p. 45.

²  Mateus 28.18-20 (A Mensagem)
______________________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.