domingo, 21 de junho de 2015

Devocional#07 - TRANSFORMAR A CIDADE ATRAVÉS DO ENSINO


Querer bem e servir à cidade não apenas revela amor e compaixão; agir assim também fortalece as mãos do povo de Deus, que leva a mensagem do evangelho ao mundo. ¹
Timothy Keller


Viver nas grandes cidades se torna cada vez mais difícil, principalmente pelo fato de muitas pessoas enxergarem nela um espaço para terem acesso a oportunidades que não teriam caso permanecessem no interior, e assim, pensarem que iriam obter uma melhora razoável na condição econômica e acesso aos meios de atendimentos públicos. Como resultado dessa migração para os centros urbanos, é muito comum uma grande população em algumas poucas grandes cidades do país.

Se olharmos de forma sincera, percebemos que esse movimento tem seu ponto verdadeiro assim como um lado negativo. Pois sabe-se que há uma negligencia de atendimentos públicos do governo para muitas cidades do interior. Porém, também é perceptível a realidade neurótica da vida nos espaços urbanos das grandes metrópoles, seja pela superpopulação, pela tendência individualista das ações e pelo limite de atendimento social também nas grandes cidades, gerados por diversos problemas de administração pública. Toda essa realidade do espaço urbano traz, de certa forma, uma desesperança para qualquer pessoa. E é exatamente nesse ponto que fica mais nítido o ambiente de nossa prática de missão.

Os discípulos de Jesus sabem que a esperança para o mundo não está em uma filosofia, em uma ideologia ou em alguma solução humana. Somos constantemente alertados que o príncipe desse mundo é contrário aos valores do reino de Deus e que os cristãos são chamados a praticarem esses valores como estilo de vida. Não só sabemos, como percebemos a falência das teorias humanas para solução de problemas que emergem nas cidades. E é exatamente por causa dessa realidade urbana que somos chamados pelo próprio Cristo a “irmos e fazermos discípulos de todas as cidades”.

Somos comissionados por Jesus para “vivermos em missão” a ponto de “transformarmos a cidade através do ensino” e assim sinalizar o reino de Deus e viver o estilo de vida desse reino.

Os cidadãos estão cada vez mais necessitados de uma referência significativa para enfrentar os dilemas, angústias, solidão e desesperança no ambiente urbano, e, os cristãos podem e devem propagar esse estilo de vida de Jesus que tem o poder de transformar a cidade em um espaço de convivência mais saudável. Porém, nunca deixar de afirmar a verdade de que os problemas são muito mais profundos do que aqueles que surgem no exterior dos homens, afinal o que se vive é resultado do interior do coração humano.

Não haverá transformação significativa nas cidades se os cristãos que vivem nela não forem intencionais no seu “estilo de vida em missão” e, assim, serem “sal e luz” em tudo o que fizerem, em todos os lugares e em toda a sua forma de ação. A melhor estratégia missionária para a cidade é a consciência que cada cristão deve ter uma “vida missional” e assim testemunharem do evangelho do reino a partir de suas ações na cidade. A esperança surgirá quando os discípulos, viverem de fato como discípulos de Jesus no mundo.

As cidades estão apodrecendo com a maldade humana, por isso elas necessitam de “sal” para sua conservação. Quem poderá salga-la melhor do que os discípulos de Cristo? Os ambientes urbanos estão cada vez mais obscuros onde há perversão e maldade nas instituições, nas casas, nas ruas, becos e vielas. Quem melhor do que os cristãos para ser a manifestação da “luz” de Cristo nesses lugares a ponto de trazer transformação?

Esse é o chamado que temos diante de nós. Somos comissionados para “transformar a cidade através do ensino” no qual o discipulado aconteça primeiro em nós e, como consequência natural, alcance as cidades onde vivemos. Que as cidades possam ser transformadas por causa do estilo de vida dos cristãos que, afinal, representam Jesus no mundo. Esse é um dos pilares da missão da Igreja. É assim que um discípulo vive; para a glória de Deus nas cidades. Deus está em missão no mundo, nós devemos alinhar a nossa missão àquilo que Ele já está fazendo.

Questões para Reflexão:
1. Você consegue reconhecer os principais problemas de sua cidade?
2. Você acredita que as angústias das pessoas pode ser o ambiente de ação missional?
2. Você concorda que as cidades com os seus principais problemas é exatamente o contexto que Jesus enviou os discípulos para viverem em missão?
3. Você julga viver como um verdadeiro discípulo diante das necessidades da cidade?

© Antonio Gama
______________________________________

¹  Keller, Timothy. Igreja Centrada. São Paulo: Vida Nova, 2014, p. 171. ______________________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.