sábado, 20 de junho de 2015

Devocional#06 - INDO E FAZENDO DISCÍPULOS


Precisamos falar a palavra do Espírito e vida, e não simplesmente repetir a palavra escrita. O cumprimento da Palavra ocorre por meio da vida que o Espírito coloca em nós. ¹
Juan Carlos Ortiz


Que o próprio Jesus nos comissionou para o discipulado está cada vez mais claro em nossas mentes, mesmo que a nossa vida revele, às vezes, uma postura de adiamento constante da prática desse chamado.

Nesse momento é necessário nos lembrarmos que não poucas vezes somos tomados pelas tarefas que a vida na cidade nos impõe. Somos forçados a viver, mesmo que sem intenção, uma vida centrada em nós mesmos, pois, todo nosso tempo está focado nas atividades que interessam somente a nós mesmos, aos nossos familiares, ou, quando há um tempo, aos nossos amigos mais próximos.

Quando somos lembrados da comissão que recebemos de Jesus Cristo de “ir e fazer discípulos” praticamente nos sentimos incomodados pois sabemos que em nossa agenda, muitas vezes, não há espaço para uma ação evangelística, uma ação de serviço para uma família necessitada ou à alguma organização filantrópica. Outras vezes, quando confrontados pela responsabilidade do discipulado, listamos mentalmente algumas ações que fazemos nas diferentes igrejas ou organizações cristãs que frequentamos, para assim, justificarmos a nós mesmos nossa parte no cumprimento da “grande comissão”.

A questão principal não é necessariamente o que estamos fazendo, mas sim como lidamos com a nossa vida, diariamente, em todos os locais que passamos, frequentamos e vivemos.

Aqui nos perguntamos; como iremos fazer todas as tarefas diárias e ainda assim cumprir a grande comissão? De onde tiraremos forças para “viver em missão na cidade”?

Para sermos verdadeiros discípulos de Jesus de Nazaré alguns valores precisam ser transformados primeiro dentro de nós. E ainda que nos tornemos cada dia mais parecidos com o próprio Cristo, ainda necessitamos do Espírito Santo de Deus para sermos testemunhas do “evangelho do reino” nas cidades. Somente quando formos constantemente capacitados pelo Espírito de Deus conseguiremos abrir mão da centralidade de nossas vidas e, mesmo fazendo as nossas tarefas diárias, também vivermos como testemunhas do evangelho.

Esse é o desafio para o nosso tempo, vivermos diariamente como discípulos de Jesus. Ter a consciência de quem vive em missão. E para que essa postura seja cada vez mais real e significativa, precisamos de uma transformação de mente em dois aspectos.

O primeiro é que precisamos ter a consciência correta de como podemos cumprir a missão do povo de Deus no mundo. Que não é através de cultos e eventos evangelísticos, embora também possa ocorrer. Mas que a missão que recebemos envolve tudo o que fazemos e todo o tempo de nossas vidas. Seja no relacionamento com os vizinhos, com os amigos no trabalho e dos estudos, com a cabeleireira ou o porteiro do prédio. Não podemos nos esquecer que uma das implicações do chamado para nossa vida é o “indo”, seja por onde for.

A segunda transformação é que, fazer discípulo não envolve necessariamente que todo primeiro contato com uma nova pessoa se faz necessário descarregar tudo o que se sabe sobre o plano de salvação até que a pessoa aceite a Jesus. Constantemente isso amedronta e expele os ouvintes, além disso, por alguns acharem que é somente assim que se compartilha a fé, não o fazem por serem tímidos.
Ao contrário dessas formas, a comissão de Jesus para os seus discípulos é para que “façam discípulos” através de uma “vida testemunhal” em que as pessoas vejam uma nova forma de se viver. Que percebam como é viver no mundo com os “valores do reino de Deus”. Que percebam a esperança e paz que está em nós por causa da salvação que recebemos e da verdadeira vida que nos foi trazida por Jesus. Mas não podemos esquecer que essa postura de vida testemunhal só é possível através do nosso relacionamento com o Espírito de Deus. Ele é quem nos capacita para “viver em missão”. Ele é quem nos alinha com a missão de Deus no mundo.

Questões para Reflexão:
1. Você concorda que todos os ambientes que vivemos é o nosso contexto de missão?
2. Você tem o Espírito Santo de Deus como um parceiro para uma vida missional?
3. Para você, é possível ser discípulo de Jesus sem sinalizar os valores do reino de Deus?

© Antonio Gama
______________________________________

¹  Ortiz, Juan Carlos. O Discípulo. Belo Horizonte: Editora Betânia, 1980. p. 170. ______________________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.