quinta-feira, 25 de junho de 2015

Devocional#11 - O EXEMPLO DE JESUS


A “destra de Deus” à qual Cristo “assenta” é, então, um simbolismo para sua autoridade universal, que o capacita a conceder bênçãos e também requerer submissão. ¹
John Stott   


Quando olhamos para o antigo testamento vemos Deus indicando um grupo de pessoas a ser considerado como prioridade no serviço dos cristãos na cidade; o pobre, a viúva, o órfão e o estrangeiro. E quando olhamos para o novo testamento percebemos Jesus praticando essa prioridade em sua ação como homem, profeta, pastor e salvador.

Como primeira característica de servo, o próprio Deus, na pessoa de seu filho Jesus, deixa a glória do céu e, se humilhando, encarna no corpo de um ser humano, que seria o filho de Maria e que nasceria em Nazaré. Um Deus que vive como um homem? De fato, não é fácil compreender as atuações do nosso Senhor, na história da humanidade, por sermos limitados diante desse Deus tão singular!

A segunda característica de servo em Jesus é o fato de ter cumprido também um papel profético ensinando, assim como os profetas do antigo testamento, tudo aquilo que o Pai havia transmitido a ele. Afirmando que o reino de Deus havia chegado ao demostrar os sinais desse reino, e que os descendentes de Davi precisavam viver com sede de justiça para serem completamente felizes, ensinando a todos cuidarem dos vulneráveis que houvesse entre eles.

A terceira característica de servo é a prática pastoral com que Jesus ensinava, cuidava e, até mesmo, alimentava os seus seguidores. Não poucas vezes ele demonstrava o cuidado pastoral para com aqueles que o procurava. As crianças, os estrangeiros, as viúvas, as prostitutas, os pescadores, os pobres, todos eram tratados com um amor fraternal que é sinal de quem vive com a consciência da missão de servir. Jesus, mesmo sendo homem, não perdia a consciência da missão.

A quarta característica de servo que podemos perceber em Jesus, entre muitas outras, é que sua tarefa principal é a de salvador do mundo. O papel de redentor estava em suas mãos e a consciência da missão que havia recebido do Pai o fez entregar-se como servo na cruz, oferecendo assim o perdão a todo aquele que nele crer. O cordeiro foi entregue a favor dos homens!

Seja como homem, profeta, pastor e salvador Jesus não perdeu em nenhum momento a consciência que vivia nessa terra com uma missão de servir, dada direto pelo Pai. Jesus tinha a plena certeza do seu propósito, porque vivia no centro daquilo que era sua missão. Também não tinha crise por não saber qual era o significado da vida, pois constantemente servia as pessoas a quem o Pai confiava em suas mãos. E a sua identidade era algo muito claro perante o Pai e perante o mundo, a quem viera redimir.

Tanto a nossa identidade, propósito e significado para vida só é possível ser encontrada de forma significativa quando estivermos centrados naquilo que o próprio Deus nos criou para ser e na relação saudável com Ele, com os outros e conosco mesmo.

Jesus nos ensina a maneira que Deus deseja que vivamos nessa era: viver no centro da vontade dele. A vida de Cristo e os valores que ele nos ensinou revela como será a eternidade quando tudo for restaurado por causa do seu sacrifício. A vida do redentor revela quais são os desejos do coração de Deus para sua humanidade. Definitivamente, o maior exemplo para nossa vida, identidade, propósito, significado e missão no mundo é o estilo de vida que o próprio Jesus teve enquanto homem.

E é assim que ele nos comissiona a viver, transformando as cidades através da nossa “missão de servir”, assim como o próprio Cristo serviu. Será o discípulo maior que o seu próprio mestre, a ponto de não querer viver como ele mesmo viveu? Não. Que sejamos cheio da graça de Deus e vivamos toda nossa vida a partir do exemplo de Jesus. Que possamos ser seus imitadores a ponto das pessoas da cidade o conhecerem por causa do nosso estilo de vida de serviço.     

Questões para Reflexão:
1. Você reconhece as várias características de Jesus, tais como; homem, profeta, pastor e salvador? Quais dessas características te chama mais atenção?
2. Você tem Jesus como o exemplo maior para sua vida, identidade, propósito e missão?
3. Você consegue listar algumas ações de serviço de Jesus? Você tem praticado alguma dessas ações? Você precisa mudar alguma coisa em sua vida para praticá-las?
4. Você acredita que um discípulo pode ser maior que o seu mestre? Um discípulo pode escolher o que fazer mesmo quando confessa que Jesus é o seu Senhor? Como você tem vivido?


© Antonio Gama
______________________________________

¹ Stott, John. A Missão Cristã no Mundo Moderno. Minas Gerais: Ultimato, 2010, 

p. 60-61.
______________________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.