terça-feira, 23 de junho de 2015

Devocional#09 - O ESTILO DE VIDA DOS SERVOS


Sempre que um cristão está trabalhando em nome de Jesus para a reconciliação no mundo...para curar as enfermidades causadas pela Queda, e onde essa atividade brota do amor cristão e do verdadeiro senso de vocação cristã, ali Deus está em ação e ali há um sinal do reino.¹ 
Howard  Snyder

Não é difícil perceber o quanto cada pessoa tem seu próprio estilo. Por causa do advento da internet, muitos estilos que eram comuns serem visto apenas em uma região específica da Inglaterra é mais possível ser encontrado na cidade de São Paulo. Roupas, objetos, experiências religiosas são cada dia mais divulgados como novidades e logo se tornam a nova moda do momento.

Uns dizem ter o estilo tal, outros afirmam que não seguem nenhuma tendência. Mas, os seres humanos não apenas seguem o estilo de roupa de um grupo específico, também seguem o estilo de vida de uma região que desperta a atenção, principalmente pelo fácil acesso que temos atualmente pela internet.

De certa forma, algumas fronteiras foram cruzadas. Percebemos isso até mesmo com as religiões, mesmo aquelas que não tem uma preocupação com sua propagação. Em uma situação específica, alguma pessoa entra em contato com um grupo religioso em outro país, gosta do estilo de vida de certa religião e traz na bagagem seus objetos religiosos e as anotações do culto no caderno, daí em diante o seu estilo passa a ser esse e começa a influenciar outros a viverem da mesma forma.

Também é comum a mudança forçada de um país para outro fazendo com que alguns habitantes levem consigo suas crenças religiosas e as pratiquem em outra região do mundo.

O que nos interessa aqui é justamente o fato que, querendo ou não, optamos sempre por viver um estilo de vida. A pergunta principal é; será que os cristãos deveriam viver um estilo de vida específico? Qual estilo seria mais parecido com a forma que Jesus e seus discípulos viveram?
Já ficou claro que o alvo para os cristãos não é criar um estilo de roupa ou acessório “gospel”, nem é um alvo criar uma categoria de música, levando assim todos os cristãos viverem o estilo de vida “gospel”. Não! Isso de fato é diminuir a abrangência da missão cristã no mundo. Jesus chamou aqueles que seriam seus discípulos para um estilo de vida específico, mas esse estilo pouco tem relação com a forma que alguns cristãos vivem suas vidas nas cidades.

A comissão que recebemos é que deveríamos viver em missão em todos os locais. Jesus ensinou que aqueles que quisessem ser os maiores no reino de Deus deveriam ser os que mais servissem nessa vida. Esse de fato é o estilo de vida que devemos seguir, um “estilo de vida de servos”. Somos chamados para o serviço nas cidades e a intensidade que vivermos essa missão demonstrará o nosso estilo de vida.

Aqueles que somente fazem uma ação evangelística em determinado dia da semana e em um horário específico ainda não compreenderam que o chamado de Jesus é para um estilo de vida que deve servir às pessoas em todos os momentos, como quem vive em missão. Foi assim que Jesus viveu. Para isso ele comissionou os seus discípulos e é para isso que ele tem chamado cada um de seus servos no decorrer dos séculos após sua vida na terra.

Quando perto de sua morte na cruz, Jesus fez um dos atos que era reservado apenas para os serviçais fazerem, lavar os pés daqueles que chegavam em casa. A bacia, a água, a toalha e o gesto de serviço só estava relembrando os discípulos que a ação de servo e humilhação já era constante em Jesus desde quando se humilhou e se encarnou em um corpo humano como um servo. E que na sequência de lavar os pés, ele mesmo iria se entregar em um madeiro para a redenção de toda a criação de Deus.

Jesus tinha um “estilo de vida de servo” e nos chama a encarnar esse estilo em nossas vidas diariamente. Somos chamados a viver assim no mundo, viver com a “missão de servir aos outros” e sinalizar o reino de Deus através do nosso amor e testemunho que só é possível ser demonstrado através do serviço. Só nos cabe vivermos com o estilo de vida de Jesus, dos apóstolos e de vários cristãos na história da Igreja, ou seja; de servos!

Questões para Reflexão:
1. Você concorda que cada pessoa segue um estilo de vida? Qual é o seu estilo?
2. O seu estilo de vida tem sido igual ao de Jesus e dos apóstolos, ou seja, de servo?
3. Você acredita que o seu estilo de vida está revelando que de fato você é um discípulo de Jesus? Existe algo que precisa mudar para viver como servo?
4. Você tem seguido os passos do seu mestre Jesus? Você vive como servo na cidade?

© Antonio Gama
______________________________________

¹  Snyder, Howard. A Comunidade do Rei. São Paulo: ABU, 2004, p. 82.
______________________________________
O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.