quarta-feira, 24 de junho de 2015

Devocional#10 - O QUARTETO VULNERÁVEL


...usem a liberdade para servir o próximo com amor. ¹  Apóstolo Paulo


Que as cidades têm várias oportunidades de serviço pelo fato de ter muitos problemas sociais, econômicos e relacionais já temos certeza, pois, é só nos conectarmos a um noticiário online que iremos perceber as notícias que mais são divulgadas e lidas, sem falar nos vários programas de notícias da televisão. Mas se existem tantos problemas nas cidades em que vivemos, como é que devemos praticar o nosso serviço? A Bíblia apresenta uma prioridade para a nossa missão de servos na cidade? Afinal, a quem devemos atender com prioridade?

 Se já entendemos que um dos aspectos da nossa missão é servir, com certeza já nos perguntamos como devemos fazer e a quem devemos servir primeiro, pois, caso contrário, nem nós sobreviveremos. Essas são perguntas pertinentes, mas pode ser que algumas vezes julguemos que há pessoas, mesmo que em situação de risco, que não devam ser atendidas. Há também aqueles que fazem essas perguntas porque tem a preocupação que se dividirem tudo o que tem, eles mesmos serão contados entre aqueles que necessitam de ajuda. Essas de fato podem ser perguntas legitimas para algumas pessoas, mas também pode ser uma desculpa que inventamos para não servir ao próximo.

Ao olharmos para o antigo testamento vemos que Deus falou com seu povo através de profetas que foram escolhidos para serem a sua voz entre a nação de Israel. Esses profetas tinham uma responsabilidade que se dividia em duas principais características; anunciar a Palavra de Deus ao seu povo, e, denunciar que o povo ou o governo local da época estavam caminhando conforme as suas próprias ideias e não a partir dos preceitos do Senhor. Eles recebiam de Deus o modelo que o povo de Israel deveria viver e qual deveria ser a ação de cada um deles perante os outros povos. Os profetas eram levantados por Deus para conduzir os descendentes de Abraão a viverem de forma justa diante de Deus e do mundo, também, receberem um dia o próprio Messias entre o seu povo, e, assim, anunciarem esse Salvador ao mundo.

De forma recorrente esses profetas priorizavam um grupo que todo o povo deveria cuidar e servir. Parece que, de alguma forma, Deus tem um olhar especial a um grupo de pessoas que os cristãos devem servir prioritariamente. Sabemos que o processo de redenção abrange toda a criação de Deus e sua salvação pode chegar a todos os seres humanos, sendo assim, sabemos que Deus não faz acepção de pessoas. Mas os profetas parecem indicar um grupo prioritário para a missão dos cristãos no mundo. Especificamente, existe um quarteto vulnerável a ser atendido pela missão dos discípulos tanto local quanto globalmente. 

Ele não tem favoritos (...) assegura, aos órfãos e às viúvas, um tratamento justo e se preocupa com os estrangeiros, providenciando roupas e comida para eles.

O Senhor dos Exércitos de Anjos disse naquele tempo e diz agora: ‘Sejam justos uns com os outros. Amem o próximo. Sejam misericordiosos uns para com os outros. Não tirem vantagens de viúvas, órfãos, estrangeiros e pobres’ ... ²

  De fato, percebemos que há um olhar prioritário de cuidado e serviço a esse quarteto vulnerável. O estrangeiro, o pobre, a viúva e o órfão, foram os alvos prioritários no antigo testamento e, como Deus não mudou e nem a forma de encarar esse grupo na sociedade, eles continuam sendo o nosso alvo prioritário da “missão de servir”. Mas ainda nos perguntamos: como entender esse grupo na atualidade?

 Jesus nos comissionou a servir com amor os migrantes de outros estados que vem para trabalhar nas grandes cidades e também os imigrantes que vem para o nosso país, esses são os estrangeiros. Ele nos ordena a servir aqueles necessitados que moram ao nosso lado e nas periferias, esses são os pobres. Nos estimula a cuidar das mulheres que vivem com seus filhos sem a presença do pai das crianças e também as que perderam seus maridos, essas são as viúvas . E nos chama a cuidar daqueles que não são cuidados por seus familiares mesmo que tenham pai e mãe, e também, aqueles que perderam seus pais, esses são os órfãos.

Deus nos chama a servir todos os moradores urbanos, mas estabeleceu uma prioridade para a nossa “missão de servir” nas cidades. Que estejamos sensíveis a Deus e a esse grupo vulnerável!

Questões para Reflexão:
1. Você concorda que devemos usar a nossa liberdade para servir as pessoas na cidade?
2. Para você, os pobres, as viúvas, os estrangeiros e os órfãs são as pessoas que mais sofrem em nossas cidades? Por quê?
3. Você acredita que esse quarteto vulnerável tem realmente prioridade no atendimento da missão cristã dos discípulos de Jesus? Pra você, porque Deus priorizaria esse grupo?
4. Como tem sido sua ação para com esse grupo vulnerável? Você os tem priorizado?


© Antonio Gama
______________________________________

¹ Gálatas 5.13 (A Mensagem)

² Deuteronômio 10.18 e Zacarias 7.10, respectivamente. (A Mensagem)
______________________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.