segunda-feira, 29 de junho de 2015

Devocional#14 - TRANSFORMAR A CIDADE ATRAVÉS DO SERVIÇO


As pessoas em busca de espiritualidade hoje precisam não somente de conteúdo, mas também testemunhar o cristianismo incorporado nos indivíduos e na comunidade. ¹
Timothy Keller


A cidade é o ambiente em que o próprio Deus nos designou a viver. Se ela se apresenta com características negativas é justamente o ambiente em que fomos     colocados para cumprir nossa “missão de servir”.

Se nela encontramos características positivas é uma demonstração de que há sinais da graça de Deus presente. Não é possível ver sinais verdadeiros de bondade se não vier do próprio Deus. Mas o que precisamos ter em mente é que mesmo com problemas ou beleza, com angústias ou riquezas, com desesperança ou harmonia, a cidade é o nosso principal ambiente para o serviço.

As cidades clamam por socorro pois dentro delas é possível encontrar tanto santidade como perversão das relações humanas. Também encontramos falta de  harmonia, falsa paz, inimizade e falta de amor. Seus clamores estão chegando aos céus e Deus continuamente chama seu povo a anunciar aos quatro cantos da cidade, a esperança, que só é possível como consequência do arrependimento.

Não haverá transformação em nossa cidade se os cristãos continuarem vivendo suas vidas como se a fé que confessam em Cristo fosse uma questão de fórum particular. E que só se deve viver como discípulo de Jesus quando se está servindo no ministério que lhe fora reservado na igreja local. E, assim, quando não se está escalado para o serviço interno da igreja, não tem a prática do serviço cristão na cidade. Essa compreensão precisa ser alterada!

Na vida cristã não há espaço para uma ideia equivocada que compreenda   existir dois espaços; o sagrado e o profano. Compreendo assim só se pode servir no espaço do sagrado. E isso seria um erro! Muitos cristãos vivem assim, porém outros consideram essa ideia um absurdo. Mas na prática agimos dessa forma!
Deus está chamando todos aqueles que reconheceram o senhorio de Jesus   para ter um estilo de vida em missão e não desistir de servir nas cidades. E para    assim fazer é necessário que esses discípulos se tornem cada vez mais servos daquele a quem chamam de Senhor de suas vidas. Esse chamado envolve duas   características principais; a necessidade de abrir mão da autorealização e também a consciência de que só é possível ser servo se houver um Senhor, nesse caso, o   próprio Jesus de Nazaré.

Para realizarmos o serviço cristão é necessário que deixemos de lado o desejo incontrolável da autorealização, ou seja, aquele desejo que nos move em direção do serviço ao outro, mas com o objetivo de realizar a nós mesmos. Outro questão que precisamos ter consciência é de que somos todos chamados para o serviço, seguindo o modelo maior do próprio Cristo.

Não podemos nos esquecer que não é possível cumprir a missão que nos foi  dada se ainda compreendemos que somos nós quem decide o que devemos fazer de nossa vida. O servo necessariamente necessita de um Senhor. E Jesus é a pessoa a quem foi dada toda a autoridade para direcionar os filhos de Deus. Aqueles que ainda vivem segundo as suas próprias vontades não desejam viver em missão e,  também, não conseguem servir e se alegrar com essa ação.

O chamado de Jesus para nós, caso seja vivido de forma real e intensa, pode “transformar as cidades” onde vivemos. Porém, para que vivamos como reais discípulos de Cristo, precisamos oferecer nossas vidas como instrumentos nas mãos do redentor. Através de nós, a salvação, a alegria, a esperança e o socorro podem chegar aos necessitados que estão em nossa cidade. É para isso que ele está nos chamando, para amar a Deus sobre todas as coisas e amar o nosso próximo como a nós mesmos. E avança ainda mais, dizendo que o modelo de serviço no mundo é a forma com que o próprio filho de Deus viveu e se entregou na cruz.

A transformação chegará à cidade quando os discípulos de Jesus viverem com plena consciência da missão recebida das mãos do filho de Deus. Ele nos chama a transformar as cidades por meio do serviço; essa é a nossa “missão de servir”. 

Questões para Reflexão:
1. Você acredita que o próprio Deus ouve o clamor dos moradores da cidade?
2. Você concorda que a forma que a cidade está hoje é exatamente o nosso ambiente  para cumprirmos a missão de servir? Você se enxerga como um discípulo na cidade?
3. Você acha que para servir é necessário abrir mão da autorealização? Qual é o seu objetivo principal para servir as pessoas na cidade; sua realização ou satisfação de Deus?
4. Você vive tendo Jesus como o Senhor de sua vida? Quem é que da o tom de sua vida?


© Antonio Gama
______________________________________

¹ Keller, Timothy. Igreja Centrada. São Paulo: Vida Nova, 2014, p. 377. ______________________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.