quarta-feira, 1 de julho de 2015

Devocional#16 - VERDADEIRA COMUNIDADE


O Povo de Deus viverá em terras distantes, entre os descrentes, mas será a semente do reino de Deus no mundo inteiro. ¹
Dietrich Bonhoeffer


Se as cidades exatamente como estão é o ambiente para o qual Jesus enviou seus discípulos contemporâneos para viverem em missão, deve haver também uma forma de cumprir a “missão de conviver” nesse ambiente. Não somente isso, mas pode ocorrer que essa forma de vida se torne um testemunho natural daquilo que é viver com os valores do reino de Jesus.

Os espaços urbanos estão repletos de egoísmo, busca frenética por sonhos particulares e cada vez menos um senso comunitário legítimo. Diante dessa dura realidade não podemos nos esquecer que o próprio Cristo nos comissionou para irmos pelo mundo e fazermos discípulos de todas as cidades.

Os problemas urbanos que surgem não são novidades para a realidade cristã, precisamos é discernir como realizar a missão que Jesus nos trouxe, no contexto da cidade em que estamos vivendo atualmente.  

Muito já foi feito para o cumprimento da “grande comissão” e muitas pessoas já reconheceram a Jesus como seu Senhor por causa do empenho de vários cristãos, precisamos louvar a Deus por isso e reconhecer o trabalho evangelístico que foi feito na história. Mas tem uma recomendação que precisamos considerar para a nossa vida diária como cristãos na cidade, são as palavras do próprio Jesus:

Deixem-me dar a vocês um novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como amei vocês, amem uns aos outros. Dessa maneira todos irão reconhecer que vocês são meus discípulos, quando eles virem o amor que vocês têm uns pelos outros. ²


Esse texto pode mudar grande parte da nossa “vida testemunhal” nos ambientes urbanos!

Na grande comissão existe o imperativo de irmos pelo mundo e nesse trajeto fazer discípulos de Jesus. Não podemos nos esquecer que esse é um chamado para todo cristão.

Mas o próprio Jesus disse que a partir de então haveria um novo mandamento para os seus discípulos praticassem no mundo. Não é mais simplesmente amar o próximo como a nós mesmos, mas “amar as outras pessoas como ele mesmo nos amou, ou seja, dando a vida”. E quando assim vivêssemos então seriamos reconhecidos como legítimos discípulos de Jesus.

É de impressionar o fato de que ter uma vida religiosa pode não fazer diferença alguma nas cidades onde vivemos. Ir aos cultos, cantar louvores e ouvir centenas de pregações na vida, embora seja necessário pode não fazer diferença na demonstração de amor no mundo. Esse é o desafio para os cristãos que compreendem a realidade das cidades como seu ambiente de missão. Sendo assim, se há falta de reconhecimento das pessoas que são legítimos discípulos de Jesus a culpa não é daqueles que não confessam a mesma fé que os cristãos, mas talvez da falta da comunhão entre os próprios seguidores de Cristo.

Talvez um dos nossos maiores investimentos deva acontecer também no que se refere a prática da “verdadeira comunidade” entre os cristãos. Afinal, Jesus, o mestre que nos enviou, afirmou que nós seriamos reconhecidos pela prática do amor entre nós.

Não há maneira mais significativa de termos uma “vida testemunhal” a não ser pela vida em unidade que é resultado direto do amor de Cristo em nós. Esse é o chamado que recebemos. Não para uma vida religiosa e centrada na prática de culto, mas uma vida que o amor surja em tudo o que fizermos no ambiente urbano.

Somente a “verdadeira comunhão” entre nós terá um impacto realmente significativo entre os não cristãos que carecem do amor verdadeiro que só é possível ser encontrado em Jesus. Que possamos viver demonstrando os sinais dos verdadeiros discípulo de Jesus. Essa é a nossa “missão de conviver”, é assim que vivem os verdadeiros discípulos.

Questões para Reflexão:
1. Você acredita que o povo de Deus tem uma missão de conviver, para transformar a cidade através do relacionamento? Qual é a motivação que o faz se relacionar na cidade?
2. Como tem sido sua vida testemunhal na cidade no que se refere aos relacionamentos?
3. Você encara os relacionamentos com seus vizinhos, familiares, amigos ou outras pessoas da cidade como um meio de cumprir a missão que Jesus nos trouxe?
4. Você convive com outros cristãos mesmo que não concorde em tudo com eles?

© Antonio Gama
______________________________________

¹ Bonhoeffer, Dietrich. Vida em Comunhão. São Leopoldo: Sinodal, 1997, p. 10.

² João 13.34-35 [A Mensagem]
______________________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.